29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaSurtos de Covid extintos no Villa Máryah e na Casa de Repouso...

Surtos de Covid extintos no Villa Máryah e na Casa de Repouso Bons Dias

Villas Pinhal Novo tem agora 40 casos activos. Lar dos Ferroviários tem 15, número igual ao de vítimas mortais que já registou

 

- PUB -

Dos surtos de Covid-19 que atingiram lares de idosos no concelho de Palmela, dois já foram dados como extintos pelas autoridades de saúde – no lar Villa Máryah e na Casa de Repouso Bons Dias.

A informação foi avançada a O SETUBALENSE pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) na última quinta-feira.

Carlos Bruno Oliveira, director técnico da Casa de Repouso Bons Dias, confirma que a normalidade regressou à instituição.

- PUB -

“Todos os nossos utentes que testaram positivo para Covid-19 já se encontram negativos, gozando de boa saúde”, disse. O responsável lembrou ainda que o surto naquele lar, que alberga um total de 28 idosos, atingiu 17 pessoas. “Estiveram doentes 13 utentes e quatro funcionários. E há a lamentar o óbito de um utente que tinha 96 anos”, resumiu, ao mesmo tempo que realçou que actualmente “os utentes já se encontram fora de isolamento” e que os profissionais “já regressaram ao trabalho”.

O lar Villas Pinhal Novo é agora o que regista maior número de casos activos no concelho de Palmela. Segundo a ARSLVT, esta estrutura residencial para idosos regista “40 casos activos – 35 são residentes e cinco são profissionais”. Um dos utentes encontra-se “internado” no hospital e, até quinta-feira passada, já havia registo de “seis óbitos” desde o início do surto no lar.

Com significativa diminuição do número de infectados, o Lar dos Ferroviários, no Pinhal Novo, conta agora com “15 casos activos” – longe dos mais de 60 que chegou a apresentar. De acordo com a ARSLVT, estão doentes “14 utentes e um profissional”. Neste lar, a doença já provocou “15 óbitos”.

- PUB -

A ARSLVT sublinhou ainda que no Lar Maria Helena “não chegou a existir surto”.
“Houve um caso provavelmente com contágio hospitalar, mas como o residente ficou em regime de internamento, quando chegou ao lar não houve propagação da doença”, explicou a entidade regional de saúde. “Todos os outros testes foram negativos em dois rastreios com oito dias de intervalo”, vincou.

Ontem, de acordo com a actualização diária do município de Palmela, o concelho registava um total de 236 casos activos, 700 recuperados e 41 óbitos. “Nos dados de hoje [ontem], há a lamentar mais dois óbitos e a registar 97 recuperados. Os novos casos registam-se de uma forma distribuída em todas as freguesias do concelho”, concluiu a autarquia.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -