27 Fevereiro 2021, Sábado
- PUB -
Início Local Palmela Palmela apoia projecto da associação Inovar Autismo

Palmela apoia projecto da associação Inovar Autismo

Acção da associação de cidadania e inclusão é dirigida a “crianças e jovens residentes no Distrito de Setúbal, entre os 6 e os 18 anos, com e sem deficiência

- PUB -

A Câmara Municipal de Palmela decidiu atribuir um apoio de mil euros à Inovar Autismo para comparticipar a implementação do projecto “Kit Direitos Humanos” promovido pela referida associação de cidadania e inclusão. O protocolo de colaboração entre as duas entidades foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública da passada quarta-feira.

“O Kit Direitos Humanos é um projecto inovador, didáctico e sócio-lúdico, inspirado na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e adaptado a diferentes idades, para ser utilizado em escolas, associações e grupos informais de educação, tanto pela criança/jovem individualmente, como em família”, explica a autarquia em nota de Imprensa sobre o projecto que “tem uma componente física (jogo de tabuleiro) e uma digital (plataforma moodle e app)”.

Os principais objectivos do programa passam por “sensibilizar as crianças/jovens, famílias e comunidade educativa para a inclusão e direitos humanos das pessoas com deficiência (com especial incidência para a deficiência intelectual/autismo)”, adianta o município.

- PUB -

O projecto visa ainda “capacitar os jovens com deficiência”, tendo em vista a “sua autodeterminação”, bem como a promoção da “mudança ao nível de comportamentos e atitudes sociais e da participação das novas gerações neste processo”.

Esta acção da Inovar Autismo é dirigida a “crianças e jovens residentes no Distrito de Setúbal, entre os 6 e os 18 anos, com e sem deficiência, a frequentar oito escolas públicas de quatro agrupamentos dos concelhos de Palmela, Setúbal, Almada e Barreiro”.

Destina-se ainda, junta a autarquia, a “jovens de sete grupos de escoteiros da Associação dos Escoteiros de Portugal (Palmela, Setúbal, Montijo, Almada e Barreiro), familiares das crianças e jovens envolvidos, professores, animadores, dirigentes de escoteiros e de outras associações de jovens, bem como técnicos das autarquias parceiras e aderentes”. O projecto deve ser implementado “até Dezembro de 2022” e é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto.

- PUB -

A Inovar Autismo “foi constituída em 2016 por pais de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo, aos quais se associaram outras pessoas com interesse em intervir nesta problemática”, sublinha a edilidade palmelense, que lembra a concluir que a associação de âmbito nacional conta com “222 associados com e sem deficiência”.

 

- PUB -

Mais populares

Morto a tiro em festa na encosta da Bela Vista

Um homem com cerca de 30 anos morreu este domingo baleado com dois tiros numa festa ilegal que decorria na encosta da Bela Vista,...

Várzea veio colmatar necessidade de antecipar o fecho da estação na 5 de Outubro

TST explica que antiga estação apresentava alguns problemas, inclusive ao nível da logística nos serviços   A empresa Transportes Sul do Tejo (TST) inaugurou há cerca...

Dores Meira acusa PS de falsear realidade sobre estacionamento pago na cidade

Dores Meira não poupa criticas às razões que o PS tem alegado. E aponta-lhe os casos de Lisboa e Almada   O estacionamento pago na cidade...
- PUB -