26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalPalmelaPalmela assinala Dia Mundial do Teatro com conjunto de iniciativas online e...

Palmela assinala Dia Mundial do Teatro com conjunto de iniciativas online e presenciais

Dramaturgia de rua e espectáculo dos circos Dallas e Chen marcam arranque da programação. Queima do Judas incluída

 

- PUB -

Actividades de dramaturgia, circo, contos populares, iniciativas cénicas, uma oficina de voz e a Queima do Judas integram o programa com que a Câmara de Palmela vai assinalar, já a partir desta sexta-feira, o Dia Mundial do Teatro (27 de Março).

A dramaturgia de rua, a cargo da Associação FIAR, marca o arranque das propostas preparadas pelo município e pelos grupos de teatro do concelho. “De 5 de Março a 4 de Abril, vai ser possível apreciar, em vários locais da vila de Palmela, a Instalação FIAR”, anunciou a autarquia.

Depois, o público vai poder assistir, via online, através do endereço https://vimeo.com/event/713911, “ao espectáculo dos Circos Dallas e Chen”, agendado para as 17 horas do próximo sábado. E a um serão de contos populares com a atriz Ana Sofia Paiva, a partir das 21 horas do mesmo dia, no Youtube e no Facebook do município.
Nas mesmas plataformas digitais, neste mês, de 17 a 21, vai ser transmitido “Teatro e Singularismo” – um conjunto de vídeos e mensagens do 3.º Manifesto do Teatro O Bando – e de 22 a 27 a iniciativa “Um Objecto, a Memória”, que apresenta “uma viagem pelas memórias e pelos rostos do teatro no concelho”.

- PUB -

Eventos presenciais

Já no que toca a eventos presenciais, estão previstos vários espectáculos. Além da dramaturgia de rua, a programação apresenta, de 19 de Março a 11 de Abril, em Pinheirinhos, Pinhal Novo, “uma Intervenção Cenográfica, pela artista plástica Marta Fernandes da Silva”.

Segue-se, a 20 deste mês, o espectáculo “Pele”, pelo Teatro As Avozinhas e Ricardo Guerreiro Campos, a partir das 21 horas no Cine-Teatro São João. Os lugares são limitados e os bilhetes têm um custo de 4,5 euros. Antes, neste mesmo dia, o Centro Cultural do Poceirão serve de palco a acções de formação com “Oficinas de Voz”, ministradas por José Lobo: às 10 horas para crianças e jovens, e a partir das 16 horas para adultos. Haverá ainda uma formação de teatro, com a actriz Tássia Camargo.

- PUB -

Para 26 de Março está marcada a iniciativa “Sementinha, teatro radiofónico”, a partir das 21h00, no Auditório Municipal de Pinhal Novo. Esta acção é dinamizada pelo grupo Ensaiarte. No dia seguknte, 27, à mesma hora mas no Cine-Teatro São João, o público vai poder assistir ao espectáculo “Kiki Van Beethoven”, pelo Teatro Meridional.
Para 3 de Abril, está agendada a tradicional Queima do Judas, que conta com uma programação autónoma.

À excepção do espectáculo “Pele”, “todas as actividades são gratuitas”, sublinha a autarquia, que lembra ainda que “o formato de dinamização de algumas iniciativas poderá sofrer alterações”, face à evolução do contexto pandémico.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -