25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémÁlvaro Beijinha: “O turismo só avança se agentes e empresas potenciarem sinergias”

Álvaro Beijinha: “O turismo só avança se agentes e empresas potenciarem sinergias”

Em entrevista ao DIÁRIO DA REGIÃO, o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, faz um balanço muito positivo dos últimos vinte anos, com o turismo do município a ganhar relevo no panorama regional e internacional

- PUB -

 

 

O autarca de Santiago do Cacém reforça que a sustentabilidade e desenvolvimento do sector turístico se prendem com as parcerias entre os vários agentes de turismo e as empresas do concelho para potenciar uma oferta turística diversificada a par do turismo de sol e praia, por exemplo, através da recuperação de antigos montes alentejanos com vista ao seu aproveitamento para unidades de turismo rural.

- PUB -

 

O turismo já tem, há muito tempo, expressão no município de Santiago, mas sobretudo no litoral, em Santo André. E no resto do concelho?

Detentor de uma localização estratégica favorável, devido à proximidade com Lisboa, Faro e Tróia aos projectos estruturantes de Sines, nas últimas duas décadas o município de Santiago do Cacém tem vindo a ganhar destaque no panorama turístico regional e nacional, nomeadamente pelo reconhecimento imediato que lhe é atribuído enquanto território com sete quilómetros de faixa litoral de elevadíssima qualidade, detentora de inúmeros galardões nesta área, a par com um território também ele de excelência ambiental, que é a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha. No entanto, o turismo só tem conseguido avançar sustentavelmente desde que os vários agentes e empresas dos vários territórios se começaram a cruzar e a potenciar as sinergias entre eles. No caso de Santiago do Cacém, tem-se revelado importantíssima a recuperação de montes alentejanos para a melhoria da oferta do turismo em espaço rural, importante contributo para o desenvolvimento económico da região, permitindo assim ao visitante desfrutar de toda a riqueza paisagística, para quem anseia um contacto mais directo com a natureza, assumindo-se a Rota Vicentina como baluarte do turismo/desporto de natureza. O próprio aproveitamento do potencial existente no sector primário nomeadamente na pecuária, regadio e silvicultura, supõe, numa óptica de maior retenção do valor acrescentado da região, uma forte aposta na agro-indústria, seguindo-se o caminho de produções que já beneficiam de algum reconhecimento como a vitivinícola e o montado de sobro. A presença destes factores favoráveis ao desenvolvimento do turismo como o descongestionamento, a qualidade ambiental e paisagística, os atractivos locais, festivais gastronómicos, factores patrimoniais (centros históricos, ruínas romanas de Miróbriga, museus e albufeiras) e factores culturais do município são capazes de potenciar uma oferta turística diversificada a par do turismo de sol e praia, que terá evidentemente impacte ao nível da quebra de sazonalidade e melhoria da qualidade de vida das populações nas zonas rurais.

- PUB -

 

O que distingue Santiago do Cacém dos outros destinos próximos ou alternativos?

A evolução do turismo no concelho nos últimos 15 anos foi muito positiva, acompanhando a tendência geral do país e superando largamente neste ciclo a evolução dos outros municípios do Alentejo Litoral. A aposta central tem sido o desenvolvimento sustentável das actividades turísticas em simultâneo com a melhoria da sua qualidade e diversidade e o acréscimo de benefícios gerados para a população. No entanto, Santiago do Cacém é um concelho de paisagem diversificada. Do litoral ao interior, das praias de extensos areais e espelhos de água, entre os quais se destacam a Lagoa de Santo André e as barragens de Campilhas e Fonte Serne às amplas planícies e serra agreste, Santiago do Cacém realça pela diversidade. O litoral complementa o interior e vice-versa, criando a possibilidade de explorar num único território de 1060 km2, uma diversidade de atractivos turísticos diversificados e complementares. A par desta situação, tem-se verificado o crescimento e consolidação de uma oferta turística qualificada, diversificada, inovadora e competitiva, não apenas baseada no alojamento turístico, mas num complexo de actividades de turismo e lazer, que valorizam de forma integrada as potencialidades do território e aprofundam as competências turísticas diferenciadoras do concelho.

 

Quais são os grandes argumentos da oferta turística do concelho?

Os argumentos encontram-se devidamente explicitados no Plano Estratégico de Turismo do município, cujas acções identificadas têm vindo a ser posteriormente integradas na estratégia de desenvolvimento turístico, que está a ser levada a cabo pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo. No entanto, as ideias-chave para o desenvolvimento turístico municipal resumem-se nos seguintes patamares estratégicos: posicionamento estratégico – Natureza e História no Alentejo Litoral; portefólio de produtos principais – Turismo Cultural, Turismo de Natureza, Ecoturismo, Turismo de Sol e Praia, Turismo em Espaço Rural e ainda produtos complementares – Gastronomia, Turismo Equestre, Turismo Cinegético, Golfe.

 

Que estratégia tem sido desenvolvida pelo município nesta matéria e com que resultados?

Embora ainda haja um longo percurso pela frente, Santiago do Cacém tem registado uma evolução clara, no sentido da qualificação e da diversificação da oferta turística com uma intenção estratégica bem definida e conducente à criação de um sistema articulado de actividades de turismo e lazer com maior capacidade de diferenciação e potencial competitivo respeitadores dos princípios da sustentabilidade nas vertentes económica, sócio-cultural e ambiental. Exemplo disso é a recente intenção de criar uma Rota dos Museus com pelo menos três pólos ligados aos temas do mundo rural. O maior factor de relevância que indica um resultado extremamente positivo tem sido o aumento progressivo da estada média nos estabelecimentos hoteleiros do município, actualmente na 45ª posição nacional da tabela, estando a atingir quase duas noites (1,9 noites), segundo os dados da Pordata relativos a Junho deste ano.

 

Quais são os maiores e os mais imediatos desafios que se colocam ao turismo em Santiago do Cacém?

A actividade turística só poderá continuar a evoluir e a reforçar-se estrategicamente como factor fulcral de desenvolvimento económico e social se apostar nas seguintes áreas: manutenção da aposta na qualificação e valorização dos recursos turísticos, potenciando os produtos turísticos prioritários e apoiando a criação de infra-estruturas de suporte aos mesmos; apoio ao desenvolvimento de empresas ligadas ao alojamento, restauração e animação turística assente em padrões de qualidade e sustentabilidade; projecção da promoção da oferta turística municipal, no âmbito da marca ”Alentejo e Ribatejo”, para a qual muito contribuem os planos estratégicos de produtos que se encontram a ser desenvolvidos por esta entidade e em que o município de Santiago de Cacém se inclui em seis deles, nomeadamente ao nível do turismo cinegético, náutico, sol e mar, equestre e cultural/ paisagístico e enoturismo; desenvolvimento de projectos conducentes à melhoria da oferta turística no âmbito da estratégia regional e dos quadros de referência sub-regionais ao nível das cinco NUTS III do Alentejo e continuação da criação de parcerias, no sentido de promover a qualificação e formação de recursos humanos directamente ligados à actividade turística.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -