29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémSANTIAGO DO CACÉM: Enguia da Lagoa de Santo André à mesa em...

SANTIAGO DO CACÉM: Enguia da Lagoa de Santo André à mesa em festival que arranca sexta-feira

Cozida, grelhada ou frita, a enguia da Lagoa de Santo André vai ser o ingrediente principal numa mostra gastronómica que convida a provar sabores alentejanos em 12 restaurantes de Santiago do Cacém, a partir da próxima sexta-feira. Trata-se do 3.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, que, ao longo de 10 dias, espera receber “milhares de visitantes” portugueses e espanhóis.

- PUB -

Até ao dia 29 deste mês, os restaurantes localizados na Costa de Santo André, Vila Nova de Santo André e aldeias de Santo André, Giz e Deixa-o-Resto, no litoral do concelho, vão confeccionar pratos à base de enguia, um pescado tradicional da Lagoa de Santo André.

Ensopado de enguias com pão frito, enguia grelhada no espeto com batata a murro, cataplana de enguias, açorda de poejos com enguias fritas ou enguias grelhadas na brasa são algumas das iguarias.

- PUB -

 

 

 

- PUB -

 

 

Segundo a Câmara de Santiago do Cacém, que promove o certame, a edição deste ano do festival gastronómico desta iguaria conta com a adesão de mais cinco restaurantes do que em 2015 e mais dois do que no ano passado.

“É com imensa satisfação que vemos que o número de restaurantes que tem aderido à iniciativa tem vindo a crescer”, disse o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha. A intenção do certame, destacou, é “dar a conhecer” a enguia, uma iguaria que é “muito própria da Lagoa de Santo André”.

“Queremos valorizar esse património e também poder contribuir para a dinamização da economia local, em particular a restauração da freguesia, numa época [turística] que é baixa”, explicou a concluir.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa
- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -