25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémÁlvaro Beijinha está optimista para novo ciclo autárquico

Álvaro Beijinha está optimista para novo ciclo autárquico

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha definiu a regeneração urbana como prioridade para o novo mandato durante a tomada de posse dos órgãos autárquicos no concelho onde a CDU tem maioria.

Durante a tomada de posse dos 29 eleitos para a Assembleia Municipal de Santiago do Cacém, que se realizou no auditório municipal António Chainho, e, do executivo da Câmara Municipal, o presidente reeleito para o segundo mandato referiu-se ao novo ciclo e aos desafios que se avizinham até 2021. O autarca quer dar continuidade ao plano estratégico de desenvolvimento urbano e colocou a regeneração no topo da prioridades.

“Temos um conjunto de projectos em carteira, alguns deles com financiamento garantido como é o caso do Bairro das Flores, em Vila Nova de Santo André, que está numa fase de adjudicação e que será um dos grandes investimentos de sempre ao nível municipal, que ronda os 2 milhões de euros”, sublinhou o edil que coloca o ‘acento tónico’ em áreas como o emprego, mobilidade urbana, educação, serviços municipais e desporto.
“Os investimentos na rede escolar, a centralização do atendimento através do balcão único, o portal do munícipe e intervenções em espaço público em todas as localidades merecem uma atenção especial deste executivo”, referiu o autarca optimista em relação à situação financeira da Câmara.
“Em quatro anos a divida a curto prazo foi reduzida em mais de 85 por cento e temos um prazo médio de pagamento a fornecedores com uma média de 25 dias que permite manter uma gestão de equilíbrio financeiro” e deduzir que, no atual mandato, tendo em conta a redução de 9 milhões de euros, nos últimos quatro anos, a uma média de 2 milhões por ano, seja possível “investir esse dinheiro” em áreas prioritárias até 2021.
“O investimento nas zonas industriais é uma prioridade e temos consciência que em Santiago e em Santo André há muito a fazer a esse nível assim como a captação de fluxos turísticos para desenvolver e qualificar” o município de Santiago do Cacém.
Álvaro Beijinha, que é acompanhado no executivo municipal pelo vereador Óscar Ramos (PS), Margarida Santos (CDU), Luís Santos (PSD), Albano Mestre (CDU), Francisco Carrajola (PS) e Jaime Cáceres (CDU), diz ser sua intenção dar continuidade à Presidência nas Freguesias para “estar próximo das pessoas”. Quanto ao elenco municipal, o autarca espera “uma oposição construtiva e presente ao contrário do mandato anterior”, considerando a renovação de elementos “salutar”, concluiu.
Na Assembleia Municipal de Santiago do Cacém tomaram posse 29 deputados: 10 da CDU, 6 do PS, 4 do PSD e 1 do Bloco de Esquerda e os oito presidentes eleitos para as Juntas de Freguesia: 7 da CDU e 1 do PS. Durante a primeira sessão da assembleia, os deputados elegeram Paula Lopes (CDU) para presidente, Teresa Alves (CDU), como 1º secretário e Joaquim Gamito (CDU) como 2º secretário, da mesa daquele órgão autárquico com 10 votos brancos, 18 votos a favor e 1 voto contra.
Na cerimónia foi feito um minuto de silêncio em memória das vitimas dos incêndios que assolaram o país.
Helga Nobre
Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -