23 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do Cacém estuda geminação com cidade húngara de Szombathely

Santiago do Cacém estuda geminação com cidade húngara de Szombathely

Os vestígios romanos existentes nas duas cidades podem tornar-se no elo de ligação para uma futura parceria. Santiago do Cacém recebeu, recentemente, uma delegação húngara onde se estreitaram os laços entre os dois municípios.

- PUB -

A Câmara de Santiago do Cacém está a equacionar um acordo de geminação com a cidade de Szombathely, na Hungria tendo o município alentejano efetuado um convite para uma parceria futura, durante a visita de uma delegação húngara ao concelho, no âmbito do encerramento do Festival Terras Sem Sombra, em Santiago do Cacém, confirmou o presidente da Câmara Municipal.

O encontro resultou da visita do município de Santiago do Cacém à Hungria, em janeiro deste ano, onde o edil tomou conhecimento da existência de uma cidade com vestígios romanos, à semelhança de Santiago do Cacém.

Fomos recebidos pelo vice-presidente do Parlamento onde tivemos a oportunidade de apresentar o Concelho de Santiago do Cacém. Ao falar das Ruínas Romanas de Miróbriga o responsável húngaro referiu que a sua cidade de proveniência tinha, igualmente, uma forte herança Romana. Considerei essa ligação interessante e convidei-o para visitar o nosso Município e assistir aos concertos, tendo em conta que o país convidado era a Hungria”, recordou.

- PUB -

Através da Embaixada da Hungria em Portugal e da Associação de Amigos Portugal /Hungria, estabeleceu-se uma forma de uma delegação composta pelo vice-presidente e um vereador da Câmara local e uma diretora do Museu da cidade de Szombathely, visitarem Santiago do Cacém”, explicou Álvaro Beijinha.

A visita aconteceu no passado dia 30 de junho e os representantes daquela cidade húngara, que, à semelhança de Miróbriga, tem vestígios romanos, “tiveram a oportunidade de visitar o sítio arqueológico” tendo sido estabelecido “o principio de uma parceria futura, sendo a época romana o elo de ligação”, acrescentou o autarca.

Com cerca de 80 mil habitantes, Szombathely é, de acordo com Álvaro Beijinha “uma das cidades mais importantes da Hungria” com quem Santiago do Cacém pode vir a estabelecer acordos futuros.

- PUB -

Estamos a falar de parcerias através de universidades que desenvolvem várias ações no sitio arqueológico de Miróbriga, como por exemplo a Universidade Nova que está a fazer escavações naquele campo e, também, do ponto de vista turístico pode vir a ser um fator importante de atração de visitantes húngaros ao concelho”, sublinhou.

Recorde-se que Santiago do Cacém firmou, em 2007, uma geminação com Santiago de Compostela.

Helga Nobre
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -