27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémErmidas-Sado ganha nova unidade hoteleira

Ermidas-Sado ganha nova unidade hoteleira

Antiga ‘Casa da Avó Souzinha’, na Avenida Manuel Joaquim Pereira, vai ser recuperada, mas manterá a traça original

A freguesia de Ermidas-Sado, concelho de Santiago do Cacém, vai ganhar uma nova unidade hoteleira. O novo projecto, explica a Câmara Municipal, “nasceu da vontade de uma jovem empreendedora que viu o potencial da antiga ‘Casa da Avó Souzinha’ e avançou com o sonho de a transformar num espaço diferenciador com muito carácter”.
Localizado na Avenida Manuel Joaquim Pereira, o edifício vai ser totalmente recuperado mantendo a sua arquitectura original.
“Ao dispor terá apartamentos para quem quiser mais privacidade e independência, e suítes/quartos para apostar numa experiência mais familiar e de partilha”, revela a autarquia, adiantando que “os promotores pretendem ainda estabelecer parcerias para desenvolver actividades de promoção cultural, dos produtores locais e gastronómicas, actividades orgânicas e ao ar livre”. Os eventos, de resto, são igualmente uma área que pretendem desenvolver.
Pelo nome, “A Casa da Avó Souzinha” antecipa toda uma viagem a uma casa familiar, diz Margarida Salgado, bisneta e uma das promotoras do projecto, citada pela autarquia. “Esse é o nosso lema, que as pessoas se sintam em casa. Todo este projecto avança com base num conceito familiar matriarca, pois é de realçar a importância da minha bisavó. Necessitaríamos de 20 páginas para descrever as imensas histórias sobre esta senhora guerreira, ‘muito à frente’ da sua época, que enviuvou cedo, com quatro filhos (um deles o meu avô), e com toda a sua energia, garra e voz de comando geriu toda uma fábrica composta por homens conjuntamente com a mercearia.”

- PUB -

Foi habitação e mercearia

A casa actual foi construída em 1937, pela “Bisavó Souzinha”. No 1.º andar funcionava a casa de habitação e no rés-do-chão a mercearia onde, à moda antiga, se vendia um pouco de tudo. Também aqui funcionava o escritório de apoio à fábrica da cortiça, porque o principal negócio da família era a indústria corticeira, desactivada após os anos 70 do século passado.
O desafio foi lançado em Maio do ano passado, quando a mãe de Margarida Salgado num simples telefonema fez a pergunta, em modo de afirmação: “Vamos reabilitar a casa da Avó?”
“De facto era tudo o que eu e os meus irmãos mais queríamos ouvir, a mistura de sensações entre avançar para um novo desafio, remexer em toda uma história contada dezenas de vezes à lareira e voltar às origens fez-nos avançar com o objectivo de um pequeno turismo de aldeia”, confessa Margarida Salgado, admitindo que, de facto, o entusiasmo foi de tal ordem que acabou por resultar na aprovação de um hotel.

Primeira fase da obra para concluir este ano

- PUB -

A obra irá dividir-se em três fases, estando prevista que a primeira possa ser concretizada até ao final deste ano. “Mas num edifício tão antigo a rapidez é inimiga da perfeição”, lembra a bisneta.
A escolha do concelho de Santiago do Cacém para desenvolver o projecto pesou por um lado pelo património familiar, tão rico em história como arquitectónico, e por outro por Santiago do Cacém apresentar-se em franco crescimento, com uma costa invejável e um interior apetecível. “O potencial é enorme”, frisa, salientando ao mesmo tempo a agilidade da autarquia em todo o processo, “com respostas rápidas e ajuda na resolução de problemas”, o que “contribuiu” decisivamente para levar por diante o investimento no concelho.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -