28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémSantiago do Cacém celebra tradição com cerca de seis séculos

Santiago do Cacém celebra tradição com cerca de seis séculos

Feira do Monte arranca no próximo dia 31. É uma das mais antigas do Alentejo Litoral. Hoje em dia, apresenta-se como montra dos artesãos e produtores da região

- PUB -

Santiago do Cacém prepara-se para celebrar uma tradição com cerca de meia-dúzia de séculos de existência. A partir do próximo dia 31 e até 2 de Setembro, no Parque de Feiras e Exposições, realiza-se a Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, destaca a Câmara Municipal de Santiago do Cacém.

Segundo a autarquia, a festividade remonta ao Século XVI. “Realizava-se em torno da antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte no dia das festividades em Honra da padroeira”, explica a autarquia, sublinhando que actualmente “a Feira do Monte ganha cada vez mais destaque, sendo uma montra para os artesãos e produtores do concelho, mas também da região alentejana”.

A edição deste ano apresenta uma novidade: “o espaço oficina ‘Artesanato Passo a Passo’, onde os visitantes podem assistir ao vivo ao trabalho dos artesãos e aprender a sua arte”.

- PUB -

O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém não acolherá apenas a feira franca, conforme faz notar a edilidade. “Os visitantes podem escolher entre um passeio de Tuk-Tuk ou testar a sua perícia nos jogos tradicionais, para os mais afoitos há as garraiadas onde podem mostrar o que valem. Sendo este um certame que preserva tradições, a recriação do Mastro é outro dos pontos de interesse. A feira tem ainda as habituais diversões cheias de luz, som e movimento.”

Além destes atractivos, a autarquia lembra ainda os tradicionais petiscos e menus de degustação, destacando as sessões de Showcooking dedicadas aos pratos de enguia, tomate e de caça. Doçaria e boa pinga também constam das propostas gastronómicas. “Durante a Feira do Monte será apresentada e degustada a Melosa e o Medronho da destilaria Black Pig. Os mais gulosos podem provar os produtos de doçaria da pastelaria Baú Doce do Cercal do Alentejo e os biscoitos do mastro da D. Maria Antónia Raposo”, realça ainda a Câmara Municipal.

- PUB -

No que toca a espectáculos musicais, vão subir ao palco nomes como David Antunes, na sexta-feira (31 de Agosto), Messias Maricoa e Valas, no sábado (1 de Setembro) e José Cid, no domingo (2 de Setembro). Haverá ainda actuação dos Grupos Corais da Casa do Povo do Cercal do Alentejo e Vozes Além’Tejo, momentos de fado ao despique e noites longas animadas por Dj’s.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -