29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalGrândolaComunidade Intermunicipal exige "reforço de meios" da GNR

Comunidade Intermunicipal exige “reforço de meios” da GNR

Além de “défices enormes de recursos humanos e de viaturas”, Vítor Proença aponta “problemas” nos quartéis da GNR de Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Grândola, e de Vila Nova de Milfontes

 

- PUB -

 

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), Vítor Proença, exigiu na sexta-feira ao Governo “o reforço de meios”, humanos e materiais, para “fortalecer a capacidade de resposta” da Guarda Nacional Republicana (GNR) nesta região.

“Há uma falta de efectivos gritante e de veículos motorizados em todos os concelhos do litoral alentejano”, disse o autarca comunista Vítor Proença, em declarações à agência Lusa.

- PUB -

O também presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, deu como exemplo as “duas viaturas ligeiras e uma todo-o-terreno” que se encontram “inoperacionais” no posto da GNR de Alcácer do Sal e denunciou a “falta de verbas” para a aquisição de “materiais de limpeza, consumíveis e apetrechamento do parque informático”.

“São os militares que têm de fazer a limpeza pontual do posto da guarda, depois da saída da mulher que fazia a limpeza das instalações, quando deviam estar aptos para garantir a segurança e protecção das populações”, afirmou.

Além de “défices enormes de recursos humanos e de viaturas”, o autarca apontou também “problemas” nos quartéis da GNR de Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, Grândola, e de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.

- PUB -

“Não há no horizonte datas concretas para o início das obras e, nos casos de Vila Nova de Santo André e de Grândola, nem sequer para o lançamento dos respectivos concursos”, criticou o autarca.

Considerando a situação, no litoral alentejano, “muito má”, Vítor Proença, indicou que existem zonas “onde a criminalidade aumentou”, entre 2013 e 2018, “não sendo alheio o défice de militares, a falta de equipamento apropriado e de viaturas”.

A situação foi comunicada numa reunião, realizada recentemente em Grândola, que juntou os presidentes das cinco câmaras que compõem a CIMAL, Sines, Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Grândola e Odemira, e o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

No encontro, Vítor Proença defendeu ainda “urgência” na colocação de uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) no Serviço de Urgência Básica de Alcácer do Sal e alertou para “a necessidade de reforço do apoio” aos Bombeiros Mistos de Alcácer do Sal e para “a situação perigosa” no acesso à praia da Comporta no período do verão.

 

Lusa

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -