28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSantiago do CacémMoinho Municipal da Quintinha de cara lavada

Moinho Municipal da Quintinha de cara lavada

O Moinho Municipal da Quintinha, em Santiago do Cacém, parece novo. Apresenta-se agora de cara lavada, depois de ter beneficiado de uma pintura exterior.

- PUB -

A intervenção, levada a efeito pela Câmara Municipal, teve o objectivo de melhorar o aspecto daquele património e “preservar o edifício que faz parte da memória colectiva” local, lembra a autarquia.

O município sublinha que tem vindo a realizar “ao longo dos anos obras de revitalização daquele espaço”. As mais profundas, adianta, “aconteceram em 2016”. “Nessa intervenção foram substituídas as oito varas e os antigos cabos de aço por cordas novas, bem como as rodas de azinho que permitem a rotação do capelo, tendo sido efectuada a correcção pontual do roço (anel de pedra onde roda o capelo), as madeiras do piso da sala de moagem e foi construída uma nova escada de lanço único em madeira (para ligar os três pisos) e um varandim em madeira”, enumera a edilidade, sobre essaa obra que custou então “32 mil euros” aos cofres municipais.

O Moinho Municipal da Quintinha foi construído antes de 1813 e registado em Novembro de 1871. Operou até 1966, na produção de farinhas para panificação, com o moleiro José Pereira dos Reis.

- PUB -

“Desde 1982 que a autarquia mantém o moinho em funcionamento moendo milho e trigo. Nos últimos anos, este sistema de moagem tradicional tem-se destinado essencialmente a demonstrações lúdico-pedagógicas”, recorda o município, a finalizar.

 

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -