27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalGreve parou barcos da Transtejo nos períodos das horas de ponta

Greve parou barcos da Transtejo nos períodos das horas de ponta

As ligações fluviais da Transtejo pararam hoje, 28, devido a uma greve dos trabalhadores, com o sindicato a avançar com uma adesão “superior a 90%” no primeiro dia da paralisação.

Os trabalhadores da Transtejo estão a cumprir uma greve parcial hoje e na quarta-feira para contestar problemas nas embarcações e exigir a revisão do Acordo de Empresa, o que afecta as ligações fluviais no rio Tejo.

- PUB -

As ligações fluviais do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão com Lisboa são afectadas, em especial, nos períodos das horas de ponta da manhã e da tarde, devido à greve de três horas por turno.

“Tal como ocorreu no período da amanhã, agora de tarde as embarcações também estão paradas em todas as ligações. A adesão à greve neste segundo período é similar ao que aconteceu de manhã, sendo superior a 90%”, disse Carlos Costa, do Sindicato dos Transportes Fluviais Costeiros e Marina Mercante, afecto à Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS).

Fonte oficial do grupo Transtejo disse que a adesão à greve no período da manhã foi de 94%, entre a direcção de operação e a direcção comercial, referindo que os números da tarde ainda não estavam disponíveis.

- PUB -

“Os serviços mínimos determinados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social foram cumpridos, tendo as ligações sido retomadas nos termos previstos na informação previamente disponibilizada aos clientes”, refere a empresa, que acrescenta que apenas a ligação de Cacilhas foi retomada mais cedo do que o inicialmente previsto.

Segundo Carlos Costa, os trabalhadores continuam a não ter respostas para os problemas que contestam.

“Continuamos sem saber como está o processo de revisão do Acordo de Empresa, para o qual existe um pré-acordo, e continuam os problemas com a frota. Não existem navios para cumprir as ligações, porque estão avariados e nada sabemos sobre o plano de manutenção previsto”, defendeu.

- PUB -

As ligações no dia de hoje devem começar a ser gradualmente repostas cerca das 20:15. As últimas ligações da noite e da madrugada de todas as carreiras também serão afectadas pela greve.

Para quarta-feira está previsto o cumprimento do segundo e último dia de greve que vai decorrer nos mesmos moldes que no dia de hoje, de três horas por turno.

No dia de hoje, a ligação entre o Barreiro e Lisboa foi a única a funcionar em pleno no rio Tejo, uma vez que, apesar de pertencer ao mesmo grupo, a Transtejo, a empresa responsável é a Soflusa, cujos trabalhadores realizaram na passada semana um dia de greve pelos mesmos motivos.

 

 

AYL
Lusa/Fim

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -