26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalSupressão dos transportes fluviais no Tejo leva a pedido de “reunião urgente”

Supressão dos transportes fluviais no Tejo leva a pedido de “reunião urgente”

Sindicatos, autarquias e comissões de utentes anunciaram que vão solicitar uma reunião urgente para discutir as supressões de carreiras nas empresas Transtejo e Soflusa, responsáveis pelas ligações fluviais no rio Tejo.

“A supressão de cinco carreiras na Soflusa leva à degradação da oferta do serviço público de transporte fluvial para os utentes no Barreiro, em conjunto com as avarias registadas em embarcações da Transtejo e que levou à supressão de várias carreiras para os utentes do Montijo e do Seixal”, referem várias entidades num comunicado conjunto.

- PUB -

Acrescentando que estas situações “põem em causa o serviço público de transporte fluvial e reforça as reivindicações apresentadas pelas organizações representativas dos trabalhadores e comissões de utentes, quando afirmaram que o 2º semestre iria trazer problemas tortuosos para a utilização do transporte público”.

A União Sindicatos de Setúbal, a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), o Sindicato dos Fluviais, o Sindicato da Marinha Mercante, o Sindicato dos Ferroviários, a Comissão de Utentes da Margem Sul e Cais do Seixalinho e as Câmaras Municipais de Almada, Barreiro e Seixal são os assinantes deste comunicado.

Que pedem que o Ministério do Ambiente e a administração das empresas tomem medidas, nomeadamente, uma recomposição dos quadros das empresas, a reconstrução dos serviços de manutenção e a adopção urgente de um plano de modernização da frota da Transtejo e Soflusa.

- PUB -

A Transtejo é a empresa responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão com Lisboa, enquanto a Soflusa faz a ligação entre o Barreiro e Lisboa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -