27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalAutarquia recusa transferência de competências do Governo

Autarquia recusa transferência de competências do Governo

O presidente da Câmara do Seixal afirma que o Governo não esclareceu as competências que quer transferir para as autarquias. Desconfia que o executivo de António Costa quer passar os problemas e descontentamentos da população para as câmaras

 

- PUB -

O Seixal não aceita a transferência de competências da Administração Central para a Administração Local. A decisão foi tomada na reunião de câmara da última quarta-feira, por maioria, com os votos a favor dos vereadores da CDU, que preside a Câmara Municipal, do vereador do Bloco de Esquerda e do vereador independente Manuel Pires (ex-PSD). Os vereadores do PS votarem contra.

Considera a maioria da vereação que a lei da transferência de competências para as autarquias e a alteração à Lei do Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Intermunicipais, aprovadas no final da sessão legislativa, “vêm confirmar a consagração do subfinanciamento do Poder Local  e a transferência de encargos em áreas e domínios vários, colocando novos e sérios problemas à gestão das autarquias e sobretudo à resposta aos problemas das populações”, refere a Câmara em nota de imprensa.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, entende que “a ausência de conhecimento sobre as matérias a transferir, as condições e as suas implicações, que nem com a publicação de cada um dos onze decretos-lei se descortinam,  levam a que, responsavelmente, e na defesa dos interesses quer da autarquia quer da população, rejeitemos o modelo que o Governo propôs e que a grande maioria das autarquias tem rejeitado, por todo o país”.

- PUB -

Refere ainda o autarca que “o município considera que meios adequados e transparência do processo são componentes essenciais a um modelo de transferência de atribuições para as autarquias, que não consista apenas em transferir somente problemas e descontentamentos, transformando uma descentralização numa desresponsabilização”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -