19 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalAutarcas pedem mais médicos e equipamentos de saúde

Autarcas pedem mais médicos e equipamentos de saúde

A construção do hospital no concelho, apesar de já sido prometida pelo Governo, continua a ser relembrada pelos autarcas como “urgente”

 

- PUB -

No concelho do Seixal são cerca de 40 mil os utentes de saúde sem médico de família. Esta situação traduz uma “realidade particularmente penalizadora para os munícipes” que vêem “aumentar o défice entre a oferta do Serviço Nacional de Saúde e as suas necessidades”.

Estas foram considerações apresentadas em tomada de posição aprovada na última reunião de Câmara do Seixal. O documento refere existir um “número insuficiente de centros de saúde e a rotura e inadequação dos existentes, sendo disso exemplo as desumanas urgências do Hospital Garcia de Orta”. A esta situação associa a “interminável espera pela construção do hospital no Seixal ou a falta de profissionais de saúde”, sempre em prejuízo dos munícipes do concelho.

Na perspectiva de um Serviço Nacional de Saúde “para todos”, durante a reunião pública, o presidente da Câmara do Seixal voltou a exigir ao Governo que este “assuma as suas responsabilidades e cumpra as promessas e acordos estabelecidos, que incluem a construção urgente do hospital no Seixal e do Centro de Saúde de Corroios”. Joaquim Santos referiu ainda “que precisamos que sejam alocados mais médicos e que se construam novos equipamentos, nomeadamente em Foros de Amora e Aldeia de Paio Pires”.

- PUB -

 

Apoio financeiro aos bombeiros

 

- PUB -

Na mesma reunião de câmara foram aprovadas as minutas de protocolo de cooperação com a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos do Concelho do Seixal, no valor de 750 mil euros, e com a Associação Humanitária de Bombeiros Mistos de Amora, no valor de 200 mil euros.

“Um apoio imprescindível às associações que trabalham para a defesa das pessoas e bens do concelho, extremamente condicionadas pelo crítico subfinanciamento a que estão sujeitas perante a insuficiência de apoios ao Governo”, expõe a minuta.

A autarquia atribui ainda uma verba no valor de 5 500 euros ao Agrupamento 253 – Escuteiros Marítimos do Seixal, para apoio à aquisição de equipamentos para as suas embarcações.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -