20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalRestaurante amigo do ambiente na frente ribeirinha

Restaurante amigo do ambiente na frente ribeirinha

Para além de espaço de restauração, o Brisa Baía encaixa-se nos projectos de requalificação do espaço público e desenvolvimento económico local. Na calha estão mais espaços similares

- PUB -

 

O novo restaurante Brisa da Baía, frente à Quinta da Fidalga, em Arrentela, foi inaugurado na passada semana e está inserido na estratégia de regeneração das frentes ribeirinhas do concelho do Seixal.

Trata-se de um projecto desenvolvido pela Câmara Municipal para a “requalificação do espaço público, usufruto da população e, ao mesmo tempo, potenciar o desenvolvimento económico”, explica a autarquia em nota de imprensa. Entretanto, a exemplo do que sucedeu para este novo espaço, a Câmara “vai promover em breve mais uma hasta pública para a construção de um estabelecimento similar na frente ribeirinha de Amora”.

- PUB -

Adianta a autarquia que este novo restaurante será futuramente “um equipamento central do Laboratório Vivo para a Descarbonização (LvpD)”, onde poderão ser observadas um conjunto de “tecnologias para produção, distribuição e armazenamento de energia elétrica renovável, bem como equipamentos para aproveitar a energia térmica, nomeadamente os fornos solares”.

Em Abril do ano passado, a Câmara Municipal do Seixal assinou um contrato no âmbito do projeto Laboratórios Vivos para a Descarbonização (LVpD) que vai permitir a implementação de 12 projetos junto à Baía do Seixal, entre a Praça 1.º de Maio, no Seixal e a Rua dos Operários, em Amora, numa extensão de cerca de 4 quilómetros.

Na calha está um “investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros”, que surge como resultado de uma candidatura que a autarquia apresentou ao Fundo Ambiental e que incentiva à criação de espaços de promoção de tecnologias inovadoras de baixo impacto ambiental, de solidificação de princípios de uso eficiente e produtivo de recursos materiais e energéticos e da apropriação das mais-valias económicas e ambientais de novas soluções por parte das comunidades e populações, visando mitigar as alterações climáticas.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -