20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalAlunos das secundárias do Seixal reivindicam melhor escola pública

Alunos das secundárias do Seixal reivindicam melhor escola pública

Uma bateria de protestos vai ouvir-se amanhã nas ruas do Seixal na manifestação de estudantes das secundária do concelho. Exigem melhores condições globais para todos os estabelecimentos de ensino, e obras especificas em cada escola

 

- PUB -

Os alunos das escolas públicas do Seixal estão amanhã na rua numa manifestação em “defesa da Escola Pública”, respondendo assim a um apelo nacional.

Convocada por associações de estudantes de cinco escolas secundárias, esta marcha de protesto vai partir de cada um dos estabelecimentos de ensino às 8h30 e dirigir-se ao edifício da Câmara Municipal.

Consideram os alunos que as escolas têm sido alvo de “políticas de desinvestimento e desresponsabilização dos sucessivos governos (PS, PSD e CDS) na educação”, sendo as consequências actualmente visíveis ao nível “humano e materiais”.

- PUB -

No pacote de reivindicações que colocam sobre o Governo em abaixo-assinado exigem que sejam contratados mais funcionários diminuição da carga horária para os Cursos Profissionais, mais equipamentos materiais tecnológicas e melhores condições em wc e balneários.

Para além deste conjunto global de soluções que querem ver respondidas pelo Governo, os alunos vão apresentar reivindicações concretas para cada estabelecimento de ensino.

No caso da Escola Secundária Manuel Cargaleiro, João de Barros e Alfredo Reis Silveira exigem que sejam retirados os telhados de fibrocimento e amianto. Para a Manuel Cargaleiro e Alfredo Reis Silveira pretendem ainda obras nos edifícios e, a estas três escolas acrescem a Dr. José Afonso para reclamarem a instalação de sistema de aquecimento e climatização.

- PUB -

Por fim querem que o Governo lhes garanta, e construa, um pavilhão gimnodesportivo na Escola Secundária João de Barros e melhoramento dos espaços gimnodesportivos da Escola Alfredo Reis Silveira e do campo sintético da Dr. José Afonso.

Fora da lista de exigências específicas a cada escola fica a Escola Secundária de Amora, que também participa na organização desta manifestação “Estudantes em Defesa da Escola Pública”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -