26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalAutarquia vai acabar com copos de plástico nas festas populares do concelho

Autarquia vai acabar com copos de plástico nas festas populares do concelho

A defesa do ambiente une as várias forças políticas eleitas para a Câmara do Seixal. Em reunião ordinária, oposição e executivo votaram uma tomada de posição que defende medidas políticas responsáveis

 

- PUB -

 

 

Câmara Municipal do Seixal aprovou uma tomada de posição apresentada pelos vereadores do PS em defesa de um concelho mais amigo do ambiente e, por isso, onde se utilize menos o plástico. Uma matéria sobre a qual o presidente da Câmara, eleito pela CDU, afirmou que para o concelho estão a ser “trabalhadas medidas mais amigas do ambiente”.

- PUB -

Refere o texto agora aprovado em reunião de Câmara que o plástico é um componente orgânico de polímeros sintéticos produzido com base no petróleo, que serve de matéria-prima para o fabrico dos mais variados objetos e com uma durabilidade elevada, mas também com elevados riscos ambientais, sendo os oceanos uma das potenciais vítimas deste produto.

A seguir aponta para “as festividades de verão no concelho do Seixal [onde é] expectável o uso massivo de copos em plástico, com vários tamanhos e usos. Como solução, o documento vem fomentar o “Incentivo à reutilização dos copos tradicionais”, enquanto medida urgente e necessária para tornar as festividades mais amigas do ambiente.

“Assumidamente existem alternativas aos copos de plástico e, por conseguinte, aprovar medidas tendentes à promoção da utilização mais sustentável de recursos, privilegiando a proteção ambiental”, é referido.

- PUB -

 

Acordo para usos amigos do ambiente

 

A isto, a tomada de posição acrescenta que “o plástico descartável, de utilização única, passou a ser proibido na administração pública e no setor empresarial do Estado”, pelo que várias autarquias já estão a dar o exemplo, mostrando que “é possível alterar hábitos ambientais, tendo anunciado novas medidas até 2020”.

Depois de enquadrar toda a questão ambiental, o documento termina a requerer uma tomada de posição onde pretende que a autarquia do Seixal “fomente medidas de redução de copos descartáveis com a sua reutilização nas festas populares do concelho, privilegiando também a utilização de copos reutilizáveis ecológicos”.

Num segundo ponto apela à promoção de “medidas políticas ambientais e responsáveis, com vista à redução do consumo de papel usando os meios atuais de informação gratuitos ao alcance de todos os municípios”. Termina a defender o desenvolvimento de “campanhas de sensibilização ambiental diretamente com a população, como elemento essencial para promover mudanças de atitudes e boas praticas em relação à proteção do meio ambiente”.

Sobre esta matéria o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, lembrou que “os oceanos estão em perigo devido à sobre-exploração, às alterações climáticas, à acidificação, à poluição e ao declínio da biodiversidade, pelo que a autarquia está a trabalhar para fomentar diversas medidas entre as quais a redução de copos descartáveis com a sua reutilização nas festas populares do concelho do Seixal”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -