27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalPais e autarcas exigem ao poder central conclusão das obras da João...

Pais e autarcas exigem ao poder central conclusão das obras da João de Barros

A nova paragem das obras de requalificação da Secundária João de Barros foi um balde de água fria para a sua comunidade escolar. Pais e autarcas vão fazer ouvir a sua revolta junto do Ministério da Educação e dos deputados da República. Estão casados de dez anos de impasses

 

- PUB -

 

 

Pais, alunos e professores exigiram ontem à frente do portão da Escola Secundária João de Barros a conclusão das obras de requalificação deste estabelecimento de ensino em Corroios. São obras que se poderia dizer enguiçadas; começaram há quase dez anos e têm sido interrompidas por diversas vezes. A última vez foi no fim de Abril, com o empreiteiro CIP- Construção a suspender os trabalhos.

- PUB -

Através da Associação de Pais foi marcada uma concentração para as 8h00 de ontem, e a comunidade escolar e autarcas e disseram “basta, as obras têm de ser acabadas”. Esta foi a expressão usada pela presidente da Associação de Estudantes da Secundária João de Barros, Evelina Quino que, desde que entrou nesta escola do concelho do Seixal espera pela conclusão das obras, e já lá vão quatro anos. Ao que sabe, a requalificação da escola “esteve parada durante sete anos”, por isso quando chegou o último empreiteiro davam a espera por finda, mas não parece vir a ser assim.

“Quando demoliram o bloco B pensámos que havia evolução, mas depois deixámos de ouvir os trabalhadores”, conta a aluna. E quando os alunos souberam que as obras seriam encurtadas em 30% já esperavam um desfecho desagradável. Na passada semana confirmou-se, “disseram-nos que as obras tinham parado”.

Este é um impasse para o qual o director do Agrupamento de Escolas João de Barros já disse publicamente não estar disponível. E, enquanto a Parque Escolar deu a saber que está a estudar a situação, a Associação de Pais garante que não vai ficar parada. Com os alunos a dizerem que não podem usar um terço do espaço exterior da escola por causa das obras, e que quando chove não há abrigo para todos, o presidente da Associação de Pais, José Lourenço, repetia ontem que é preciso atalhar passos do concurso para nova empresa pegar nos trabalhos.

- PUB -

“Para situações excepcionais é preciso medidas excepcionais”, repetia, e defende que o Ministério da Educação decida por um empreiteiro em ajuste directo. Entretanto, está marcada para a próxima terça-feira uma reunião entre a Parque Escolar e o Conselho Geral da Escola para que “nos seja explicado qual o ponto de situação”. Ao mesmo tempo revela que a associação vai levar a história deste impasse de obras “aos grupos parlamentares na Assembleia da República” e, se possível, sentar à mesa com a Comissão Parlamentar de Educação.

Têm de ser agilizadas medidas evocando o interesse público para que sejam ultrapassados os prazos burocráticos dos concursos. Para José Lourenço é este o caminho depois da CIP-Construção ter suspendido a obra. “Tecnicamente o empreiteiro “suspendeu a obra, mas na prática retirou todo o material que tinha na escola”. Seja como for, “neste momento as obras estão paradas e não podemos ficar a olhar para o problema”, afirma a vereadora responsável pelo pelouro da Educação e Desenvolvimento Social.

Para Manuela Calado “é preciso uma medida de excepção”, porque “não podemos voltar à estaca zero”. Ou seja, ir para novo processo de concurso, com a demora a que este obriga, “não é solução”. Diz a autarca que o Ministério da Educação “não pode permitir uma escola pública sem condições”, e avança que a Câmara “está pronta para ajudar no que estiver ao seu alcance”. Para já o executivo municipal “vai promover uma reunião com o Ministério”. É que, aconteça o que acontecer, “é preciso uma solução efectiva”.

O que ninguém quer é um impasse que obriga os alunos e professores a viverem num ambiente de aulas em contentores. “Não temos condições”, afirma Evelina Quino que elogia o empenho dos professores, mas “não conseguimos trabalhar bem numa escola em meio de obras e carteiras partidas”, infere.

Alegadamente o empreiteiro CIP-Construção terá suspendido a obra por a Parque Escolar “não ter atendido à sua solicitação de alargar o prazo para mais 14 meses e avançar com 3,3 milhões de euros (40%) sobre o valor total da execução”, diz José Lourenço, que considera a possibilidade da empresa estar com dificuldades financeiras. O que não entende é como uma obra com “um prazo de 20 meses ao fim de 18 meses nem a primeira das suas três fases estava concluída”.

Até ao fecho da edição O SETUBALENSE-DIÁRIO DA REGIÃO tentou falar com o empreiteiro em questão, não tendo sido possível.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -