29 Março 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalQuinta da Fidalga ao som do jazz dos loucos anos vinte

Quinta da Fidalga ao som do jazz dos loucos anos vinte

Os discos que os portugueses ouviam nos anos 20 vão ser revisitados através do projecto A Toda a Corda em mais uma proposta do SeixalJazz, que estre ano vai para a 20.ª edição

 

- PUB -

A Quinta da Fidalga, em Arrentela, irá estar ao som do jazz a 14 de Setembro, com o concerto grafonola, guitarra e voz, A Toda a Corda! Vão ouvir-se “Os Primeiros Discos de Jazz no Portugal dos Loucos Anos 20” a partir das 19h00, e depois actua o trio do vibrafonista Eduardo Cardinho.

Será mais uma noite do SeixalJazz que este ano vai para a 20.ª edição e conta com a “marca vinte” do projecto A Toda a Corda!

Trata-se de um projecto de João Moreira dos Santos, historiador e autor do programa diário “Jazz A2”, que tem a participação de Cláudio Alves na voz e na guitarra.

- PUB -

Durante o concerto vão passar pelos discos de jazz que os portugueses ouviam nos loucos anos 20, interagindo com uma grafonola mecânica (a corda) e uma dúzia de velhinhos discos de 78 rotações. Em conjunto irão lembrar as primeiras obras jazzísticas, que embalaram a sociedade durante um período de excessos, de liberdades e de transgressões e nomes como Duke Ellington, Eddie Condon, Jelly Roll Morton, Sophie Tucker, Paul Whiteman e muitos outros.

Esta sessão irá recuperar os recitais de gramofone de 1920, acrescentando-lhe um surpreendente toque de originalidade e inovação. Vai ouvir-se a voz e guitarra de Cláudio Alves misturadas com alguns dos discos que vão tocar na grafonola, dando-lhes continuidade num estilo mais contemporâneo.

A par da música, num espectáculo que traz o passado para o presente, irão também ser partilhadas muitas histórias a propósito dos primeiros tempos do jazz em Portugal e de como a sociedade e os líderes de opinião reagiram a este género musical, por vezes com extrema violência verbal.

- PUB -

A noite termina com o concerto de Eduardo Cardinho Trio, que conta com Eduardo Cardinho, no vibrafone, Nelson Cascais, no contrabaixo, e Diogo Alexandre, na bateria.

O SeixalJazz, que celebra este ano a sua 20.ª edição, tem lugar de 17 a 26 de Outubro no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e também no Armazém 56, na antiga fábrica corticeira Mundet.

- PUB -

Mais populares

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

Praça do Brasil permanece em mudança e avança com transformação urbana

Espaço começou ontem a ser preparado para ser criada uma área exclusiva de usufruto público

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -