24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalPlano Educativo Municipal já online

Plano Educativo Municipal já online

Comunidade junta-se para valorizar o funcionamento do sistema escolar do concelho

 

- PUB -

O Plano Educativo Municipal (PEM) para 2019, lançado pela autarquia seixalense, já está a correr online. Esta 36.ª edição, que tem como tema “Educação e Arte”, conta já com trabalhos de apreciável interesse em áreas tão distintas como leitura e literacia, saúde e tempos livres, património, desporto e expressões e tradições. Diga-se que a finalidade primeira do programa é despertar os educandos para a necessidade da preservação das identidades locais e a transmissão de saberes entre gerações que coabitam o mesmo cenário terreno.

Por isso mesmo, a originalidade dos trabalhos não tem limite, como se pode observar pelos próprios títulos das oficinas: “ Residência Artística Musa Paradisiaca/Casa-animal na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços”, “A Minha História da República”, “ Cartazes do 25 de Abril”,  “Ateliê Contar, Pesar e Medir no Moinho”, “ Escrita Criativa – A Liberdade através das Palavras”,  “Histórias e Tradições do Dia das Bruxas”, “Hoje É Dia de Festa: Um Postal para o Museu!”, “Ideias para o Natal”, “Óculos de Carnaval com Cereais”, “Vamos Escrever e Ilustrar Um Livro!”, “Mensagens de Amor, Quem as Não Tem?” ou “Oficinas da Memória – Vamos Recolher para Contar como Foi?
Numa nota enviada pela Câmara do Seixal às redacções, salienta-se que este plano “é ainda o espelho da aposta que se tem feito na escola pública no concelho do Seixal. O igual acesso de todos, sem excepção, à escola é uma das mais importantes conquistas adquiridas com o 25 de Abril. Não há nenhum país do mundo que se desenvolve ou que tenha uma visão de futuro se não apostar na educação, se não respeitar os agentes educativos, e se não promover a possibilidade de todos terem acesso à escola pública”.

 

- PUB -

A amplitude do PEM afirma-se, também, em campos como o do funcionamento dos edifícios escolares municipais, a acção social escolar, os transportes escolares, o apoio a projectos e iniciativas escolares, enfim, o suporte fundamental “para que o ano lectivo decorra com regularidade nas escolas e  jardins de infância da rede pública do município”.

 

José Augusto

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -