25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalPlano Educativo Municipal já online

Plano Educativo Municipal já online

Comunidade junta-se para valorizar o funcionamento do sistema escolar do concelho

 

- PUB -

O Plano Educativo Municipal (PEM) para 2019, lançado pela autarquia seixalense, já está a correr online. Esta 36.ª edição, que tem como tema “Educação e Arte”, conta já com trabalhos de apreciável interesse em áreas tão distintas como leitura e literacia, saúde e tempos livres, património, desporto e expressões e tradições. Diga-se que a finalidade primeira do programa é despertar os educandos para a necessidade da preservação das identidades locais e a transmissão de saberes entre gerações que coabitam o mesmo cenário terreno.

Por isso mesmo, a originalidade dos trabalhos não tem limite, como se pode observar pelos próprios títulos das oficinas: “ Residência Artística Musa Paradisiaca/Casa-animal na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços”, “A Minha História da República”, “ Cartazes do 25 de Abril”,  “Ateliê Contar, Pesar e Medir no Moinho”, “ Escrita Criativa – A Liberdade através das Palavras”,  “Histórias e Tradições do Dia das Bruxas”, “Hoje É Dia de Festa: Um Postal para o Museu!”, “Ideias para o Natal”, “Óculos de Carnaval com Cereais”, “Vamos Escrever e Ilustrar Um Livro!”, “Mensagens de Amor, Quem as Não Tem?” ou “Oficinas da Memória – Vamos Recolher para Contar como Foi?
Numa nota enviada pela Câmara do Seixal às redacções, salienta-se que este plano “é ainda o espelho da aposta que se tem feito na escola pública no concelho do Seixal. O igual acesso de todos, sem excepção, à escola é uma das mais importantes conquistas adquiridas com o 25 de Abril. Não há nenhum país do mundo que se desenvolve ou que tenha uma visão de futuro se não apostar na educação, se não respeitar os agentes educativos, e se não promover a possibilidade de todos terem acesso à escola pública”.

 

- PUB -

A amplitude do PEM afirma-se, também, em campos como o do funcionamento dos edifícios escolares municipais, a acção social escolar, os transportes escolares, o apoio a projectos e iniciativas escolares, enfim, o suporte fundamental “para que o ano lectivo decorra com regularidade nas escolas e  jardins de infância da rede pública do município”.

 

José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -