20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalComemorações do 183.º aniversário do concelho começam hoje

Comemorações do 183.º aniversário do concelho começam hoje

Entrega de medalhas aos trabalhadores, espectáculos e exposições marcam este mês comemorativo da elevação do Seixal a concelho. Nos eventos programados está integrada a inauguração do quartel dos Bombeiros de Amora

 

- PUB -

O concelho do Seixal celebra hoje o 183.º aniversário, contudo a data só será assinalada no próximo sábado, a partir das 15h00, com uma sessão solene no átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

No decorrer da cerimónia serão atribuídas medalhas aos trabalhadores da Câmara Municipal que completaram 25 e 40 anos de serviço e a pessoas e entidades que se destacaram na sua área de actuação ou que, de alguma forma, contribuíram   para o desenvolvimento, divulgação e engrandecimento do concelho. Na ocasião serão também homenageados os trabalhadores aposentados em 2018.

Entretanto, hoje, no âmbito do aniversário, decorre das 10h00 ao meio-dia e depois das 14h30 às 16h30 o ateliê “Um postal… Um brasão para celebrar o município”. É no núcleo da Mundet – Centro de Documentação e Informação.
O dia 9 no Seixal começa com a inauguração do Centro Comunitário de Santa Marta de Corroios, às 11h30. À tarde, pelas 15h00, acontece a sessão solene comemorativa do 183.º aniversário do concelho do Seixal no edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal,

- PUB -

O programa começa Intervenções institucionais, segue-se um momento musical com Isabel Rato, Desidério Lázaro e Diana Soares. Após o espectáculo serão atribuídas as medalhas municipais. A seguir a este momento haverá mais um momento musical, desta vez com a Escola de Música da Sociedade Filarmónica União Seixalense. Por fim será apresentado o livro Histórias Associativas – Memórias da Nossa Memória, dedicado aos clubes federados do concelho, de Fernando Fitas.

Ao longo do mês vão decorrer um conjunto de iniciativas diversificadas que “dão vida às comemorações que lembram o caminho de progresso já percorrido”, refere a autarquia. Uma das que merece realce é a 16 de Novembro, com a inauguração do quartel dos Bombeiros de Amora, na Avenida 25 de Abril, Cruz de Pau, às 10h30.

O quartel, construído com o apoio da Câmara Municipal, “tem uma localização estratégica do ponto de vista das acessibilidades e permitirá à associação cumprir as exigências funcionais inerentes às actividades operacionais, dar condições dignas aos bombeiros e prestar um melhor serviço à população”.

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -