26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalMarta Temido lembrou hospital no Seixal mas nada mais do que isso

Marta Temido lembrou hospital no Seixal mas nada mais do que isso

Jornada de discussão e troca de experiências sobre apoio social recebeu participações de todo o país. Ministra da Saúde encerrou congresso sobre cuidados na comunidade

 

- PUB -

A ministra da Saúde diz estar a aguardar que o director do Hospital Garcia de Orta, em Almada, lhe indique uma data para a reactivação da ala pediátrica daquela unidade. Esta foi a resposta que José Lourenço, presidente da Comissões de Utentes do Concelho do Seixal, de Marta Temido quando a questionou sobre esta matéria.

Do mesmo modo, foi evasiva sobre a construção do hospital no Seixal, um tema recorrente a que a governante continua a não dar respostas concretas, isto apesar de ter sido a própria a mencionar ser impossível “vir ao Seixal e não falar no hospital”.

Marta Temido esteve no auditório dos Serviços Centrais da Câmara do Seixal, na passada sexta-feira, para encerrar os trabalhos do II Congresso da Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade (AUCC), onde lhes elogiou o trabalho desenvolvido. E a seguir tomou o discurso redondo sobre o hospital a construi no concelho.

- PUB -

Tudo pela comunidade

O congresso, que teve o apoio da autarquia do Seixal e por lema “Uma associação em prol da comunidade”, procurou incentivar a partilha de experiências das diversas equipas da área da saúde e a divulgação das respostas já adquiridas. A AUCC é multiprofissional, sem fins lucrativos e integra e representa os agentes das Unidades de Cuidados na Comunidade, no âmbito dos serviços de prevenção primários do Serviço Nacional de Saúde.

O SNS vale a pena

- PUB -

As UCC têm como função prestar cuidados de saúde e apoio psicológico e social, ao domicílio e na comunidade, especialmente aos cidadãos e famílias em situação de risco ou dependência física.

Os trabalhos do congresso científico abriram com um debate, em plenário, centralizado em “Um olhar atento sobre a carteira de serviços das UCC”. No entanto, outras questões suscitaram grande interesse dos congressistas como a “Gestão da Doença”, a “Gestão da Saúde” e a “Intervenção comunitária”. Antes do encerramento dos trabalhos, houve comunicações livres sobre temas que preocupam tanto os utentes, como os profissionais da Saúde.

José Lima, presidente da direcção da AUCC, caracterizou o congresso, que acolheu 161 inscrições de vários pontos do país, como “muito produtivo, participativo e interessante” e deixou a conclusão de que “vale a pena trabalhar no Serviço Nacional de Saúde, apesar de serem parcos os recursos existentes”.

Por José Augusto

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -