28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalCovid-19: Espaços públicos no Seixal desinfetados diariamente

Covid-19: Espaços públicos no Seixal desinfetados diariamente

A Câmara do Seixal está a desinfetar diariamente os espaços públicos, em todas as freguesias, nomeadamente na envolvente dos centros de saúde, equipamentos e contentores de deposição de resíduos, como medida de contenção do novo coronavírus.

- PUB -

Em comunicado, a Câmara Municipal do Seixal, no distrito de Setúbal, refere que tomou medidas extraordinárias destinadas à contenção da covid-19, em consonância com as orientações emanadas pela Direção-Geral da Saúde e no quadro da declaração do estado de emergência no país.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da autarquia, Joaquim Santos, explicou que foram reforçadas as equipas de recolha de resíduos, assim como a higienização dos espaços públicos com recurso a trabalhadores da autarquia e ainda a prestadores de serviço privados.

Questionado sobre a existência de contentores do lixo com mecanismo de pedal para abertura da tampa avariado, Joaquim Santos disse que estão a ser retiradas as tampas para que os munícipes não deixem o lixo fora do contentor, evitando tocar no mesmo.

- PUB -

Segundo Joaquim Santos, esses contentores verdes com pedaleira serão gradualmente reparados, embora explique que os equipamentos já não são os mais frequentes estando a ser gradualmente substituídos.

A Câmara Municipal do Seixal refere, numa nota enviada à Lusa, que está a procurar no mercado soluções técnicas que permitam replicar aquele mesmo princípio de abertura das respetivas tampas.

Na mesma nota, a autarquia adianta que tem vindo a substituir os contentores coletivos verdes nas zonas urbanas de grande densidade populacional, e onde as infraestruturas o permitem, por contentores semienterrados e enterrados.

- PUB -

Segundo a câmara, na freguesia de Corroios está concluído, na freguesia de Amora está em curso a última fase e na União de Freguesias a sua conclusão está prevista para o próximo ano.

Entretanto, a autarquia anunciou a aprovação do Plano de Operações Municipal (PLANOP) da covid-19, que tem como objetivos antecipar e preparar os meios e recursos no município para minimizar o impacto da pandemia no concelho do Seixal.

O PLANOP tem como objetivos assegurar equipamento de proteção individual para os corpos de bombeiros do município, de forma a garantir a sua segurança e operacionalidade, estabelecer um Centro de Isolamento Municipal para bombeiros e garantir a sustentação logística das operações, nomeadamente alimentação e alojamento.

Outra das medidas do plano é estabelecer, através do Centro de Coordenação Operacional Municipal, uma estrutura de comando e controlo das operações, adotar preventivamente modelos alternativos ao funcionamento dos corpos de bombeiros, em caso de falta de elementos de comando ou de operacionais e definir a metodologia para o pedido de meios de reforço distritais (Grupos de Reforço) e a sua sustentação logística e operacional.

Por outro lado, o pagamento das faturas de água foi alargado para 90 dias contados a partir da data de emissão das faturas.

Todas as faturas já emitidas cujo prazo terminava no dia 17 de março ou nos dias seguintes vão ficar com as referências multibanco válidas por mais 40 dias.

Numa nota de imprensa, a autarquia solicita ainda que, sempre que possível, a leitura do contador de água seja feita e enviada para os serviços municipais através do Balcão Digital da Água em cm-seixal.pt ou do telefone 800 500 210.

O atendimento público presencial ficará restrito apenas a situações urgentes e inadiáveis, mediante marcação prévia, nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, apelando a autarquia aos munícipes para que usem as linhas digitais e telefónicas e os serviços ‘online’ e que evitem saídas de casa desnecessárias.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 360 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 17.000 morreram.

Em Portugal, há 33 mortes e 2.362 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Lusa

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -