27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal. Ainda há esperança da baía receber festival Villamix

Seixal. Ainda há esperança da baía receber festival Villamix

Câmara está a avaliar realização do Villamix. Entretanto os grandes festivais no distrito estão cancelados

 

- PUB -

O Seixal vai receber este ano o maior festival de música brasileira. O Villamix tem a sua terceira edição em Portugal marcada para frente à Baía, atravessando assim o Tejo, e já com cartaz apresentado ao público. Este era o cenário dado como certo até que o Conselho de Ministros proibiu a realização de festivais de música e espectáculos de natureza análoga, até 30 de Setembro.

Ora como o Villamix 2020 está agendado para 2 e 3 de Outubro, cai fora desta decisão do Governo, que ainda vai ter de passar pela Assembleia da República para criação de decreto-lei, mas certezas não existem quanto à realização deste festival.

Por agora, a Câmara do Seixal apenas adianta que está a “avaliar a situação”.

- PUB -

Duvidas pairam também sobre a realização da Festa do Avante que o PCP já afirmou que se vai realizar. Com espaço na Quinta da Atalaia, o anunciou do PCP foi feito antes da decisão do Governo de cancelar todos os festivais de música, a que acrescentou valer esta decisão também para espectáculos análogos.

Jerónimo de Sousa diz que comunistas são criativos

Com os comunistas a afirmarem que a Festa do Avante não é um festival de música, o primeiro-ministro, António Costa, já veio dizer que espectáculos ao ar livre, ou não, têm de respeitar as indicações sanitárias da Direcção-Geral da Saúde sobre o distanciamento social.

- PUB -

Entretanto, o secretário-Geral do PCP, Jerónimo de Sousa, no passado domingo, veio dizer que o partido não tem uma “posição fechada” sobre a realização da Festa, mas “os comunistas portugueses são muito criativos”, acrescentou.

Na expectativa de se realizar, está ainda a Festa das Vindimas de Palmela, marcada de 29 de Agosto a 3 de Setembro. Diz Álvaro Amaro, presidente da Câmara, que “a organização tem vontade de fazer a Festa das Vindimas”, sendo que “há situações emblemáticas que podem ser feitas”.

“Mas vamos aguardar pela legislação que ai vem e os condicionamentos que se têm de respeitar”. Mas a decisão “será sempre da organização e a Câmara vai estar solidária”, acrescenta.

Cancelada está a edição de 2020 do Festival Liberdade que estava marcada para os dias 3 e 4 de Julho na Quinta do Conde, Sesimbra.

Este festival que é um “compromisso” da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), fica sem efeito por o cronograma “ter sido afectado pela actual situação de combate à pandemia, com graves repercussões na organização e dinamização do Festival Liberdade”, justifica este organismo inter-municipal.

Faz notar a AMRS que a continuidade do Festival Liberdade não está em causa, estando por isso o mesmo já com realização marcada para 2021.

Com a proibição do Governo, no distrito ficam ainda por se realizar “O Sol da Caparica”, em Almada, o “Super Bock Super Rock”, em Sesimbra, o “Sudoeste” em Odemira (fora do distrito) e o Festival de Músicas do Mundo, em Sines.

Por Mário Rui Sobral e Humberto Lameiras.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -