25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalAutarquia do Seixal exige ao Governo testes Covid-19 para funcionários dos jardins...

Autarquia do Seixal exige ao Governo testes Covid-19 para funcionários dos jardins de infância e bombeiros

O presidente Joaquim Santos fala em preocupação com a saúde das crianças, educadores e bombeiros

 

- PUB -

 

A Câmara Municipal do Seixal considera “urgente” a realização de testes de rastreio à Covid-19 aos profissionais dos jardins de infância, onde se incluem os educadores e os assistentes operacionais, antes da reabertura do ensino pré-escolar e das actividades de tempos livres, prevista para 1 de Junho.

Esta preocupação já foi apresentada ao ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, onde é referida a “ausência de orientações e informação” por parte do Ministério que tutela para as “acções de desinfecção e higienização das escolas e dos jardins de infância e de outras medidas a tomar com vista à reabertura das actividades presenciais.
Entretanto, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmava que nem todos os trabalhadores do pré-escolar iriam ser testados, uma vez que o tipo de contacto entre as crianças deste nível de ensino é diferente do de crianças em creche.

- PUB -

“Estamos preocupados com a saúde das crianças e dos funcionários, e preocupa-nos também que o ensino secundário tenha iniciado as aulas presenciais, sem a realização de rastreio aos seus profissionais. É urgente que se tomem medidas e que se minimizem as consequências que a falta destas podem ter na saúde das populações”, afirmou o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

Bombeiros sem testes

A situação dos bombeiros “é igualmente preocupante, uma vez que continuam a trabalhar sem acesso à realização de testes de rastreio”, acrescenta a autarquia, que dá a saber já ter enviado um ofício ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a exigir que os testes sejam realizados a todos os elementos dos corpos de bombeiros do concelho do Seixal.

- PUB -

“Pelo importante trabalho que os bombeiros do concelho realizam diariamente em prol da população, é urgente que se façam testes. É precisamente por esse trabalho fundamental que realizam que a Câmara Municipal do Seixal comparticipa com cerca de um milhão de euros do orçamento anual para o funcionamento das duas associações de bombeiros que operam no concelho”, comenta o autarca, que acrescenta os “apoios atribuídos para a construção de instalações e aquisição de equipamentos, como os novos quartéis de bombeiros de Amora e Fernão Ferro”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -