26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalEspaço Agrícola do Alto do Moinho reforça Rede de Hortas

Espaço Agrícola do Alto do Moinho reforça Rede de Hortas

A Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal foi reforçada com a criação do Espaço Agrícola do Alto do Moinho. Foi inaugurado no passado sábado e localiza-se no lugar na freguesia de Corroios, e conta com 3 mil metros quadrados de área para 36 hortas.
Sobre os objectivos da rede de hortas urbanas, diz o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, que são “dotar o município de espaços vocacionados para o desenvolvimento da actividade agrícola nas vertentes social, recreativa e pedagógica, orientados pelo princípio da agricultura sustentável em contexto urbano”.

- PUB -

No espaço agrícola disponibilizam-se infra-estruturas, tais como vedação e rede de distribuição de água, e um edifício com cerca de 150 metros quadrados para arrumo de ferramentas, e 1 800 metros quadrados de área útil para cultivo, distribuída por 36 unidades de hortas recreativas, de 50 metros quadrados cada. Neste projecto, a Câmara Municipal do Seixal fez um investimento de 105 809,86 euros.

Com este novo espaço no Alto do Moinho o concelho do Seixal passa a contar com quatro espaços agrícolas que ocupam um total de 24 mil metros quadrados, distribuídos pelas freguesias de Arrentela, Amora, Seixal e Corroios, com uma área de cultivo de 15 142 metros quadrados.

A autarquia, em nota de imprensa, aponta o “reforço de uma parceria internacional (Humana), duas parcerias com instituições na área da saúde mental e deficiência (CERCISA e PRISMA) e três parcerias com estabelecimentos de ensino básico, envolvendo 122 hortelões, 300 alunos, 12 professores e 20 utentes de instituições”.
O projecto pedagógico destinado às escolas do 1.º ciclo do ensino básico envolveu no ano lectivo passado um total de 7 escolas básicas e 14 turmas, “com as quais se trabalhou, em sessões distribuídas ao longo do calendário escolar, questões da produção alimentar sustentável, segurança alimentar e hábitos de vida saudáveis”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -