25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalJoaquim Santos afirma que redução do IMI considerou economia das famílias em...

Joaquim Santos afirma que redução do IMI considerou economia das famílias em tempo de pandemia

As contas do município vão encolher com menos imposto, mas o presidente da Câmara não está preocupado

 

- PUB -

A taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) baixou no concelho do Seixal pelo sexto ano consecutivo e, particularmente no que se vai aplicar em 2021, diz o presidente da Câmara, Joaquim Santos, que foi tido em conta “apoiar todas as famílias do concelho, que também devido à pandemia têm visto os seus rendimentos diminuir”.

Mas apesar deste alinhamento de baixa desta taxa, o presidente não se compromete com a possibilidade do Seixal vir a aplicar a taxa mínima, de 0,3%. Todos os anos têm de se fazer contas, diz

Com a redução de 0,38% para 0,365%, o município vai receber menos de IMI, isto quando, este ano, viu-se frente a um gasto inesperado com o investimento em verbas na luta contra a Covid-19. Um gasto que Joaquim Santos afirma ser “muito significativo”, mas indispensável tendo em conta que “é a saúde dos munícipes que está em causa”, e acrescenta que assim vai continuar a ser.

- PUB -

Quanto ao emagrecimento de encaixe de verbas do IMI, diz o autarca que o mesmo é possível porque a situação financeira da autarquia “tem tido uma evolução positiva nos últimos anos, sendo que, pelo nono ano consecutivo, os proveitos superam os custos”.
Perante este quadro, “decidimos voltar a reduzir a taxa de IMI, pois consideramos tratar-se de uma medida de desagravamento fiscal com equidade, transversal a todos os proprietários com imóveis no concelho”, explica Joaquim Santos.

Apesar da consecutiva baixa do IMI, o presidente não aponta directamente o objectivo de vir a aplicar no concelho a taxa mínima deste imposto, 0,3%. “Não nos guiamos por objectivos abstractos nem de percentagens”.

Para Joaquim Santos o dado certo é uma política autárquica “assente na construção de um concelho melhor para todos”, quanto à descida desta taxa, vem na sequência do “saldo positivo nas contas do município, reafirma.

- PUB -

“Todos os anos avaliaremos os pressupostos e sempre que for possível, continuaremos a permitir a descida da taxa do IMI”, adianta.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -