27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSeixalSeixal apresenta solução ao Governo para retomar ligação fluvial com Lisboa

Seixal apresenta solução ao Governo para retomar ligação fluvial com Lisboa

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos (CDU), enviou hoje um ofício ao Governo a pedir a colocação de um pontão flutuante e passadiço de embarque no antigo terminal fluvial, de modo a retomar a ligação com Lisboa.

- PUB -

Em comunicado, o município, no distrito de Setúbal, refere que se trata de uma solução temporária para retomar o serviço fluvial, entre o Seixal e Lisboa, que foi suspenso na segunda-feira, por 45 dias, devido a obras de melhoramento do atual terminal.

“Esta alternativa permitiria à população do concelho continuar a usufruir do transporte fluvial e mitigaria os impactos da interrupção abrupta do serviço prestado no atual Terminal Fluvial do Seixal”, disse o autarca, citado no comunicado.

De acordo com a Câmara, o ofício foi entregue ao ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, e pede “uma solução de caráter provisório e temporário”.

- PUB -

Segundo Joaquim Santos, a solução apresentada surge na sequência de uma consulta realizada pela autarquia junto de empresas da fileira náutica e de construção naval.

O presidente da Câmara do Seixal defendeu a instalação de um pontão flutuante adequado e devidamente certificado, fixado por cabos ou correntes à estrutura e a novos pontos de fixação a instalar na ponte-cais, bem como a incorporação de um passadiço de embarque/desembarque a ligar a ponte-cais ao pontão flutuante.

“Numa análise preliminar, apurámos que, em termos de acessibilidade marítima, a cala de acesso e a área circundante à ponte-cais existente dispõem de fundos adequados ao posicionamento de um pontão flutuante e à navegação e manobra das embarcações da Transtejo/Soflusa, bastando para tal a definição de uma banda lateral e algumas intervenções de limpeza de boias e amarrações obsoletas, além da desobstrução do canal de acesso de algumas embarcações fundeadas”, explicou Joaquim Santos.

- PUB -

A Transtejo informou na semana passada que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa iria ser suspensa a partir de segunda-feira, por 45 dias, devido a obras de melhoramento.

A empresa indicou ainda que será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada, mas utentes e autarquia consideram que esta solução é pouco prática.

“A partir de segunda-feira, 26 de outubro, o transporte fluvial de passageiros do Seixal- Cais do Sodré- Seixal, é alterado por necessidade de intervenção marítima no Terminal Fluvial do Seixal”, anunciou a empresa em comunicado.

Segundo a nota, a obra abrange uma área total de 450 metros quadrados que “não é compatível com a operação fluvial, pelo que a empresa é forçada a suspender a atracação” por um período estimado de 45 dias.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, enquanto a Soflusa é responsável por ligar o Barreiro à capital.

Lusa

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -