28 Março 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSeixalJoaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra...

Joaquim Santos exige bombeiros do Seixal na primeira linha de vacinação contra a Covid-19

O autarca do Seixal lembra a António Costa que os bombeiros nunca dizem não, mesmo quando há risco das suas vidas

A Câmara do Seixal enviou ao primeiro-ministro, António Costa, um ofício onde apela para que todos os operacionais envolvidos na fiscalização do isolamento, quarentena, transporte e socorro a vítimas da pandemia, nomeadamente os bombeiros, sejam incluídos na primeira fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19.

- PUB -

O documento assinado pelo presidente da autarquia, Joaquim Santos, lembra que os bombeiros “intervêm na primeira linha da contenção e combate à infecção, prestando a todos os níveis um apoio imprescindível”. Apoio este em que acorrem a “todas as emergências médicas para que são chamados”, sendo “muitas com risco da própria vida”. Mesmo assim, reforça o autarca, “intervieram sempre com total disponibilidade, determinação e espírito de missão”.

Em comunicado, a autarquia seixalense aponta que as duas associações de bombeiros que servem o concelho “já transportaram, em conjunto e desde o início da pandemia, mais de 1 100 doentes com sintomas de Covid-19, o que somado a outros transportes de emergência médica ascende a mais de 15 mil intervenções”.

Actualmente, refere o mesmo comunicado, “21 bombeiros encontram-se em isolamento profiláctico, dos quais oito testaram positivo à Covid-19”. Joaquim Santos pretende, assim, “ver alargado o âmbito desta fase inicial do plano nacional de vacinação contra a pandemia que actualmente abrange pessoas com mais de 50 anos com patologias associadas, residentes e profissionais em lares e unidades de cuidados continuados, profissionais de saúde, profissionais das forças armadas, forças de segurança e serviços críticos”.

- PUB -

A exigência para que os bombeiros sejam incluídos na primeira linha de vacinação tem sido defendida também pelo presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro. Considera o autarca, um dos primeiros a levantar esta questão, que os bombeiros merecem prioridade no plano de vacinação.

“Tal como os profissionais de saúde, os bombeiros tinham de estar já também vacinados. Têm de estar rapidamente neste grupo de primeira prioridade”, vincou recentemente a O SETUBALENSE.

- PUB -

Mais populares

Grande empreitada da Praça do Brasil já começou e rotunda tem estátua nova

Menino a brincar com um comboio numa linha infinita é a nova imagem de uma das zonas mais emblemáticas da cidade

Selecção Nacional lança equipamento com semelhanças “inegáveis” ao do Vitória FC

Designer da camisola dos sadinos garante estar “lisonjeada” e realça que se trata de “pelo menos uma grande coincidência”

“A peça do Zeca Afonso não é minha, é das pessoas de Setúbal”

Ricardo Crista tem trabalhos espalhados por todo o mundo. Autor do memorial a Zeca Afonso revela nova peça que vai nascer na cidade
- PUB -