18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraSESIMBRA: Câmara aprova apoios financeiros para Carnaval 2017 e delimitação de espaços...

SESIMBRA: Câmara aprova apoios financeiros para Carnaval 2017 e delimitação de espaços para vendedores

Cegadas e enterro do bacalhau merecem incentivos. A reunião do executivo ficou ainda marcada pela decisão de o município candidatar quatro praias à Bandeira Azul da Europa e pela aprovação de uma moção a favor da construção da secundária na Quinta do Conde

A um mês das comemorações do Entrudo, que acontece de 24 a 28 de Fevereiro e que se apresenta como um dos acontecimentos festivos mais celebrados em Sesimbra, o executivo camarário deliberou durante a reunião de ontem, 25, a atribuição de dois apoios financeiros e a delimitação de 12 espaços para a realização de venda ambulante durante o evento.

- PUB -

O Carnaval de Sesimbra é um dos mais conhecidos do País e todos os anos traz milhares de visitantes à vila. Além dos desfiles das escolas de samba e da maior concentração de foliões mascarados de palhaços, que chegou a bater recordes, as cegadas e o enterro do bacalhau são dois dos momentos altos da festividade. Como tal, a Câmara Municipal de Sesimbra disponibilizou um apoio monetário de 2 500 euros para as cegadas e 1 300 euros para o enterro do bacalhau.

Houve um aumento nas verbas disponibilizadas, pois, segundo a vice-presidente Felícia Costa, “o esforço feito é muito grande”. Sesimbra é um dos poucos locais do País que ainda mantém viva a tradição das cegadas que conta com mais de cem anos. De resto, o turismo na região aumenta no Carnaval, bem como nos meses de Verão.

A sessão ficou ainda marcada pela aprovação da apresentação de quatro praias para fazerem parte da Bandeira Azul da Europa 2017. Foi aprovada a submissão das candidaturas das praias do Ouro, Califórnia, Moinho de Baixo e Lagoa de Albufeira/mar para fazerem parte do programa Bandeira Azul da Europa’2017, que comemora 30 anos em Portugal. Para receberem esta distinção as praias devem apresentar algumas condições, como apresentarem vigilância e a informação sobre a qualidade da água balnear.

- PUB -

Pela primeira vez a praia da Lagoa de Albufeira/mar será candidata a este galardão. Esta praia integra a Reserva Ecológica Nacional, além de ser uma zona de protecção especial de aves, oferece óptimas condições para a prática de surf e bodyboard.

Nova escola na Quinta do Conde gera unanimidade

Aprovada, por unanimidade, foi também a moção intitulada “Pela Construção da Escola Secundária do Peru”, remetida pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde. A luta pela construção de uma escola secundária na freguesia é um pedido antigo dos moradores e do município que já doou um terreno para a construção do estabelecimento de ensino na Quinta do Peru, para facilitar a vida dos alunos que para estudarem têm de se deslocar para Setúbal ou para Lisboa, gastando várias horas nos transportes.

- PUB -

O vereador Américo Gegaloto (PS) afirmou que “os autarcas do Partido Socialista vão sempre se bater para que a escola seja uma realidade”. “Não é uma questão de se, mas quando”, disse.

Esta é uma luta antiga das autarquias e dos munícipes que já entregaram abaixo-assinados na Assembleia da República e realizaram conferências de Imprensa, apesar de, até ao momento, não existir qualquer desenvolvimento sobre a situação.

Recorde-se que hoje, pelas 10h00 da manhã, será realizada uma acção reivindicativa pela construção da escola na Quinta do Conde. O cordão humano, organizado pelas associações de pais das escolas da Quinta do Conde e as autarquias locais (Câmara Municipal de Sesimbra e Junta de Freguesia da Quinta do Conde), vai ligar as três escolas situadas na Quinta do Conde.

Filipa Godinho

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -