25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraAlcácer do Sal, Palmela e Sesimbra debatem conquista aos mouros

Alcácer do Sal, Palmela e Sesimbra debatem conquista aos mouros

Colóquio internacional traz à região especialistas nacionais e estrangeiros para três dias de debate entre esta sexta-feira e domingo. ‘Da conquista de Lisboa à conquista de Alcácer: definições e dinâmicas de um território de fronteira’ é o tema

- PUB -

 

 

‘Da conquista de Lisboa à conquista de Alcácer: definições e dinâmicas de um território de fronteira’ é o tema do colóquio internacional que começa esta sexta-feira, 19, em Palmela, estará  sábado em Alcácer do Sal, e termina no domingo em Sesimbra.

- PUB -

O debate, itinerante e em três partes, é organizado pelos municípios de Palmela, Alcácer do Sal e Sesimbra, em conjunto com o Centro de História da Universidade de Lisboa, o Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora e o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A iniciativa, que reúne um conjunto diversificado de investigadores, nacionais e estrangeiros, pretende analisar a forma como os 70 anos que medeiam entre a conquista de Lisboa e de Alcácer do Sal configuraram e condicionaram o desenvolvimento de um território considerado “de fronteira”.

Segundo a organização, a reavaliação do conhecimento sobre a ocupação da região e suas características é o objectivo central deste colóquio, que reunirá especialistas dos períodos medieval islâmico e medieval cristão peninsular nas áreas de arqueologia, arte, arquitectura e história, nas suas múltiplas vertentes.

- PUB -

Este ano de 2017 marca a passagem do 8.º centenário da conquista de Alcácer do Sal e o 870.º da conquista de Lisboa pelas forças portuguesas e cruzadas.

Para sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Palmela, no primeiro dos três dias de trabalho, o programa começa às 9h00, e termina com uma visita ao Castelo de Palmela, às 18h30. Entre os oradores estão nomes como José Mattoso (IEM-Universidade Nova de Lisboa), Maria Jesús Viguera Molíns (Universidade Complutense de Madrid), Patrice Cressier (CIHAM-UMR 5648, Lyon), Maria Filomena Barros (CIDEHUS-Universidade de Évora), Francesco Renzi (FL-Universidade do Porto-CITCEM), ou Christophe Picard (Paris 1-Panthéon Sorbonne).

Já sábado, no Auditório da Pousada, o colóquio começa também às 09h00, igualmente com especialistas nacionais e estrangeiros, como Sophie Gilotte (CNRS, CIHAM-UMR-5648), Hermínia Vilar (CIDEUS-Univ. de Évora) ou Luís Filipe Oliveira (Univ. do Algarve).

Os trabalhos em Alcácer do Sal encerram com uma visita à Cripta Arqueológica, as 18 horas, antecedida da inauguração da exposição ‘1217 – Imagens de duas culturas’, que fica patente na Pousada D. Afonso II até 31 de Julho.

Em Sesimbra, no domingo, o encontro começa também às 09h00, no Cineteatro Municipal João Mota, e o dia termina com duas visitas; ao Castelo de Sesimbra e ao Santuário do Cabo Espichel.

Entre os oradores deste terceiro dia estão Christine Mazzoli-Guintard (Université de Nantes), Maria Antónia Martínez Núñez (Universidad de Málaga), e Carlos de Ayala Martínez (Universidad Autónoma de Madrid).

A participação, em qualquer dos três dias, é gratuita, mas limitadas à capacidade das salas.

 

 

 

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -