27 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSesimbraMunicípios da Região pedem reunião urgente com a Mota-Engil para evitar greve...

Municípios da Região pedem reunião urgente com a Mota-Engil para evitar greve na Amarsul

A Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) solicitou uma reunião urgente com a Mota-Engil, accionista maioritário da Amarsul, para tentar encontrar soluções que evitem as greves agendadas.

“Os Municípios da Região perante a convocação de uma greve pelos trabalhadores da AMARSUL para os dias 14 e 16 de Junho, propõem uma reunião com carácter de urgência com a Mota-Engil, accionista maioritário da Amarsul, visando encontrar soluções que, no âmbito da empresa, evitem um conflito laboral que consideram desnecessário e que causará transtornos às populações”, refere a AMRS em comunicado.

- PUB -

Os trabalhadores da Amarsul, responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos da margem sul, vão realizar dois dias de greve, exigindo o aumento dos salários e o respeito dos direitos inscritos no acordo de empresa,

“Os trabalhados da Amarsul vão realizar uma greve das 00:00 às 24:00 do dia 14 e das 00:00 às 24:00 do dia 16”, anunciou o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Sul (Site-Sul).

Segundo o sindicato, os trabalhadores exigem o aumento dos salários e subsídios, o respeito dos direitos inscritos no acordo de empresa e defendem a reversão da privatização dos serviços de tratamento e valorização de resíduos.

- PUB -

Segundo o documento do pré-aviso de greve, os trabalhadores estão também “contra a continuada distribuição de dividendos impostas pelo accionista maioritário Mota-Engil SA da riqueza criada pelos trabalhadores e pela distribuição das mais-valias criadas de formas justa e equitativa”.

Os municípios de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, na dupla qualidade de accionistas, detentores de 49% da Amarsul, e de clientes que “suportam a quase totalidade da actividade da empresa”, referem que estão em oposição à forma como decidiram proceder em relação à aplicação de resultados e à distribuição de dividendos pelos accionistas.

“Propusemos que estes resultassem em investimento na empresa com vista a aumentar a sustentabilidade económico-financeira da empresa, a sua eficácia e eficiência, com reflexos positivos no valor da tarifa, na defesa dos interesses das populações, missão subjacente a um serviço público de cuja responsabilidade os municípios não pretendem abdicar”, frisam.

- PUB -

“Os municípios pretendem com esta reunião contribuir para evitar o conflito laboral e evitar transtornos para as populações da região”, concluiu.

Em Julho de 2015, a Amarsul passou a integrar o grupo Mota-Engil por via da aquisição da Empresa Geral de Fomento (EGF), detentora de 51% do capital social da Amarsul.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -