26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraDelegado de Saúde repõe bandeira verde na praia da Califórnia em Sesimbra

Delegado de Saúde repõe bandeira verde na praia da Califórnia em Sesimbra

O Delegado Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo defendeu hoje, 14, que o resultado da análise da água efectuada terça-feira na praia da Califórnia, em Sesimbra, não justificava o desaconselhamento da utilização daquela praia na quinta-feira.

A capitania do porto de Setúbal, que hoje voltou a içar a bandeira verde, tinha desaconselhado quinta-feira a utilização da praia da Califórnia, depois de ter sido alertada pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) para o resultado da análise que detectou bactérias coliforme acima dos valores recomendados.

- PUB -

“O resultado da análise ultrapassava em, apenas, cerca de 0,5 por cento o valor máximo – que é estabelecido por consenso dos técnicos -, pelo que considero não haver motivos para desaconselhar a utilização da praia da Califórnia”, disse o delegado de saúde Mário Durval, adiantando que foi surpreendido com a decisão de desaconselhamento da utilização daquela praia de Sesimbra, no distrito de Setúbal.

“Uma análise que ultrapasse os valores máximos estabelecidos deve ser entendida como um sinal de alerta, mas é preciso ter em conta se há qualquer foco de poluição que justifique esse valor, se há descargas de esgotos relativamente próximas, o que não acontece na praia da Califórnia”, justificou.

O delegado regional de saúde lamentou ainda que se tivesse criado um “alarmismo injustificado” e defendeu que, neste caso concreto, a utilização da praia só deveria ser desaconselhada, ou mesmo interditada, depois de conhecidos os resultados da contra-análise, que deverão ser anunciados durante o próximo fim-de-semana.

- PUB -

“Temos de ter em consideração que basta uma criança ou uma gaivota lançarem os dejectos na água pouco antes da recolha para análise, para que o resultado ultrapasse o valor máximo permitido”, disse Mário Durval.

A presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, acredita que houve “alguma precipitação” da APA ao desaconselhar a utilização da praia e defende a necessidade de se rever o protocolo para evitar casos semelhantes, que penalizam o turismo e os utilizadores das praias de Sesimbra.

“Já temos agendada para a próxima semana uma reunião entre a Câmara Municipal, APA, Capitania do Porto de Setúbal e Delegado Regional de Saúde, para que situações deste género não voltem a acontecer”, concluiu Felícia Costa.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -