25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraComunidades piscatórias de Montijo, Setúbal e Sesimbra retratadas em teatro

Comunidades piscatórias de Montijo, Setúbal e Sesimbra retratadas em teatro

Espectáculo sobe ao palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida no domingo. Peça resulta de uma investigação artística no âmbito do projecto “Os Pescadores”, com base na obra de Raúl Brandão e no trabalho desenvolvido nas comunidades de Nazaré, Montijo, Setúbal, Sesimbra e Olhão

O resultado de uma investigação artística sobre as comunidades piscatórias do litoral português vai poder ser conhecido através de um espectáculo de teatro-documentário que subirá ao palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida já no próximo domingo. “Pelos que andam sobre as águas do mar” é o título da peça que surge, assim, no âmbito do projecto “Os Pescadores” e que será apresentada a partir das 17h30 na principal sala de espectáculos do concelho.

- PUB -

“O projecto ‘Os Pescadores’ é desenvolvido pela Galateia – Edição e Produção Cultural, com o apoio à pesquisa do CRIA-IUL, e tendo como parceiros as Câmaras Municipais de Nazaré, Sesimbra, Setúbal, Montijo e Olhão, bem como o apoio da Mútua dos Pescadores”, explica a Câmara Municipal do Montijo, antes de se debruçar sobre a originalidade do trabalho.

“A proposta é inovadora e pretende-se, através de um projecto de investigação teatral sobre o litoral português – com base na obra ‘Os Pescadores’ de Raul Brandão e no trabalho realizado nas comunidades da Nazaré, Montijo, Setúbal, Olhão e Sesimbra – criar um espectáculo de teatro-documentário”, revela a autarquia.

Relatos e retratos que se podem traçar hoje, à luz do século XXI, sobre a história e as estórias das gentes e do mar, bem como as paisagens litorais que se podem desenhar e dar a conhecer, são questões abordadas neste teatro-documentário.

- PUB -

Segundo a autarquia, o projecto “pretende contribuir para o fortalecimento da identidade cultural da linha costeira do País através da produção de registos literários, fílmicos e teatrais, por sua vez baseados no património material e imaterial associado à pesca e ao mar”. A produção é da responsabilidade da Galateia, com Suzana Branco e Ana Lúcia Palminha. As entradas são gratuitas.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -