24 Abril 2024, Quarta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraPescador gravemente ferido resgatado por helicóptero após queda de falésia

Pescador gravemente ferido resgatado por helicóptero após queda de falésia

Um homem de 46 anos sofreu hoje ferimentos graves na cabeça e na coluna vertebral, depois de ter caído de uma falésia a sul da Praia das Bicas, concelho de Sesimbra, tendo sido resgatado por um helicóptero EH-101 da Força Aérea, anunciou a Autoridade Marítima Nacional. O acidente ocorreu pela manhã, quando o homem efectuava pesca de recreio.

- PUB -

“Foi hoje [terça-feira] recebido no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, cerca das 9h15, um alerta originado através do sistema 112, a informar que teria ocorrido uma queda de um pescador lúdico que exercia esta actividade numa falésia a ul da praia das Bicas, no concelho de Sesimbra. Este Centro contacto de imediato com a pessoa que emitiu o alerta, informando também de imediato a Capitania e o Comando-local da Polícia Marítima de Setúbal”, revelou a Autoridade Marítima Nacional, salientando as operações de socorro que foram desencadeadas.

“Foi então possível apurar que a vítima teria sofrido uma queda que lhe causou ferimentos aparentemente graves na cabeça e na coluna vertebral. De imediato o Capitão do Porto de Setúbal activou, por terra, uma equipa da Polícia Marítima e, por mar, uma embarcação da Estação Salva-vidas de Sesimbra. Analisada a situação, e em função do local de muito difícil acesso por terra e por mar, bem como dos ferimentos que o pescador apresentava, foi decidido solicitar o apoio do helicóptero EH-101 da Força Aérea para efectuar o resgate.”

- PUB -

O helicóptero, segundo a Autoridade Marítima, “chegou ao local em que se encontrava a vítima cerca das 10h15, tendo sido feita a sua estabilização e procedido ao resgate cerca das 10h40”.

A vítima “foi transportada para o terminal de Figo Maduro do Aeroporto de Lisboa, onde se encontrava à espera uma equipa do INEM que o acompanhou no trânsito para o hospital de Santa Maria, em Lisboa”, adiantou a Autoridade Marítima Nacional, ao mesmo tempo que deixa um alerta “para os perigos inerentes à pesca em falésias e arribas”, aconselhando algumas medidas de segurança, como evitar pescar sozinho, pescar com condições meteorológicas adversas, virar as costas ao mar; pescar à noite, pescar em locais de risco ou de difícil acesso e tentativas de recuperação de material.

- PUB -

Mais populares

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência
- PUB -