26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCâmara vê aprovada candidatura para reabilitar Santuário no Cabo Espichel

Câmara vê aprovada candidatura para reabilitar Santuário no Cabo Espichel

Operação visa valorizar monumento emblemático da região. Valor da candidatura ascende a 1,3 milhões, com investimento elegível de 854 mil euros, financiado a 50% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

- PUB -

A candidatura para reabilitação do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, apresentada pela Câmara Municipal ao Plano Operacional Regional de Lisboa 2020, já foi aprovada, anunciou a autarquia de Sesimbra. No valor de 1 milhão e 331 mil euros, esta candidatura apresenta um investimento elegível de 854 mil euros, comparticipado em 50 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, lembra a edilidade.

“Esta operação, associada às propostas apresentadas no Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa, tem como objectivo valorizar este monumento emblemático do município e da região, através da intervenção em alguns dos seus espaços mais importantes e, ao mesmo tempo, melhorar as condições de visita ao conjunto, tanto no edificado e em áreas públicas de utilização comum como na organização dos circuitos de acessibilidade e requalificação de estruturas musealizadas”, explica a autarquia.

É neste âmbito que se enquadra “a reabilitação do edificado poente da ala sul das hospedarias, o restauro da Casa da Água, uma obra que ficou concluída em 2017 e que foi suportada pelo orçamento municipal”. Mas também “a recuperação e restauro do troço aéreo do aqueduto e do seu sistema hidráulico setecentista, a ligação do cercado da Casa da Água e do Horto ao terreiro do Santuário, o reordenamento do estacionamento junto à entrada do farol e o espaço de visitação envolvente à Casa da Água, horto e tanques, promovendo ainda a recuperação de espaços edificados, estruturas funcionais, motivos arquitectónicos e zonas de acesso”.

- PUB -

Desta forma, é assegurada “a conservação do património, reforçar a sua atractividade turística, e valorizar a sua inclusão na centralidade Arrábida”. Estas intervenções, adianta a edilidade, “terão acompanhamento arqueológico”, a exemplo do que sucedeu com a obra de reabilitação da Casa da Água.

Ala norte foi processo moroso

Recorde-se que em 2017, após um processo que se arrastou por vários anos, a Câmara Municipal conseguiu formalizar a aquisição da ala norte do Santuário do Cabo Espichel por 321 mil euros. A aquisição “permitiu, por acordo com a Confraria de Nossa Senhora do Cabo, proprietária da ala sul, avançar com uma solução para salvar este património edificado único”, que a administração central “condenou ao abandono por vários anos”, critica a autarquia.

- PUB -

“O conjunto edificado foi incluído no projecto REVIVE – Reabilitação, Património e Turismo, que pretende dar um novo rumo a um conjunto de edifícios com o envolvimento de investidores privados, em regime de concessão”, afirma o município, sublinhando que actualmente existem “empresas do ramo da hotelaria interessadas em investir”.

“Assim que haja uma decisão, será lançado concurso público. O caderno de encargos preparado pela autarquia foi bastante exigente, para assegurar a salvaguarda da identidade e religiosidade do Cabo Espichel”, conclui a edilidade.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -