26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCOVID-19: Ministro promete reavaliar proibição de pesca ao fim-de-semana em Setúbal e...

COVID-19: Ministro promete reavaliar proibição de pesca ao fim-de-semana em Setúbal e Sesimbra 

O ministro do Mar prometeu reavaliar a proibição da pesca aos fins de semana em Setúbal e Sesimbra depois de ouvir pescadores e diversas associações de pesca daqueles dois concelhos.

- PUB -

“Vim aqui recolher opiniões deste setor porque estamos a avaliar as exceções que estão previstas na lei. É complicado encontrar um mínimo denominador comum”, disse Ricardo Serrão Santos, admitindo que a reavaliação da proibição da pesca aos fins de semana “é uma possibilidade que está em aberto”.

O ministro do Mar, Ricardo Ferrão Santos, que falava à agência Lusa depois de reunir com pescadores e associações de pesca de Sesimbra e Setúbal, ressalvou, no entanto, que, por enquanto, se trata apenas de uma possibilidade que está ainda a ser devidamente avaliada por diversas entidades ligadas ao sector das pescas.

Autarca de Alcácer do Sal quer excepção para pescadores e escreve ao ministro do Mar

- PUB -

O Governo proibiu a pesca ao fim de semana até ao final do mês de maio na sequência das reclamações dos pescadores, devido ao excesso de peixe no mercado e ao preços baixos do pescado, após o encerramento dos restaurantes, para prevenir a propagação da pandemia Covid-19, mas há várias comunidades de pescadores que se consideram prejudicadas e defendem a revogação ou alteração desta medida.

Segundo o ministro do Mar, na reunião efetuada ontem de manhã em Sesimbra, nas instalações da Artesanal Pesca, os pescadores pediram o fim da proibição da pesca do peixe-espada preto ao fim de semana alegando que essa proibição não fazia sentido uma vez que o “preço do peixe-espada preto está definido à cabeça”.

Durante a tarde, na reunião efetuada nas instalações da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), alguns pescadores de Setúbal também pediram a revogação, ou alteração da proibição da pesca ao fim de semana, de forma a que, no mínimo, tenham a possibilidade de lançar as redes ao domingo, ainda que só possam recolher o pescado na segunda-feira.

- PUB -

“Não faz sentido lançarmos as redes à sexta-feira para irmos recolher à segunda-feira, porque o peixe já não estaria em condições. Por outro lado, só podermos lançar as redes na segunda-feira, significa quer só podemos recolher o pescado na terça, ou seja, não perdemos só o sábado e o domingo, mas também a segunda-feira”, disse um dos pescadores artesanais que marcou presença no encontro.

A proibição preocupa também os pescadores que se dedicam à captura do choco, uma vez que se trata de pesca sazonal, que tem o seu ponto forte nos meses de março, abril e maio, o que significa que, a manter-se a proibição da pesca aos fins de semana, os pescadores vão ser prejudicados no período em que a atividade é mais rentável.

No encontro em Setúbal a associação Setúbal-Pesca, que representa mais de uma centena de pescadores, alertou ainda para a situação de alguns pescadores artesanais que não conseguem realizar o mínimo de vendas anuais estabelecido legalmente, de 7.200 euros, e que, além de não faturarem o suficiente, ainda são penalizados com a perda da licença de pesca para o ano seguinte, por não terem atingido aquele valor.

“É uma dupla penalização para os pescadores porque se o rendimento que não conseguiram atingir resulta de uma diminuição de `stock´, isso tem de ser tido consideração e tem de entrar no algoritmo que se aplica aqui, face às oportunidades de pesca que houve”, reconheceu o ministro do Mar, admitindo que é necessário “rever o algoritmo para não haver essa dupla penalização”.

Ricardo Ferrão Santos afirmou ainda que as reuniões com os pescadores de Setúbal e Sesimbra lhe permitiram ter um melhor conhecimento da realidade destas comunidades piscatórias tendo em vista a tomada de decisões que permitam “melhorar o rendimento dos pescadores”, mas lamentou que alguns deles, que participaram no encontro a título individual, não estejam devidamente organizados para melhor defenderem os seus interesses.

Bloco de Esquerda defende pesca local ao fim-de-semana

Em nota de imprensa o Bloco de Esquerda defendeu a existência, de forma exclusiva, da pesca local ao fim-de-semana, “de forma a garantir a segurança dos profissionais” e “também por motivos de justiça social e económica face às embarcações de maior dimensão e ao actual momento da pandemia”.

“Devido à suspensão da pesca determinada pelo Governo, os profissionais da Pesca Local veem-se impossibilitados de exercer a sua atividade em dias cujas condições meteorológicas permitem operar as suas embarcações em segurança. Esta situação acontece quando se dá a evolução positiva – ainda que muito limitada – do preço do pescado capturado pela Pesca Local”, lê-se ainda.

Com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -