25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraPetição pede o fim de aterro ilegal

Petição pede o fim de aterro ilegal

Com apoio da autarquia, cidadãos apelam ao encerramento do aterro junto à praia do Ribeiro do Cavalo, no Zambujal, que estará a funcionar ilegalmente desde o verão de 2019

 

- PUB -

Um grupo de cidadãos do concelho de Sesimbra criou uma petição online que apela ao encerramento imediato de um aterro no Zambujal, que estará a funcionar ilegalmente depois de ter visto revogada a sua licença de exploração de resíduos em junho do ano passado. A iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia do Castelo e da Câmara Municipal e, pela hora da escrita deste artigo, já reunia mais de duas centenas de assinaturas.

Conforme informa a petição, o aterro situado numa antiga pedreira junto à praia do Ribeiro do Cavalo, em pleno Parque Natural da Arrábida, está a cargo da empresa Greenall Life desde 2012 e o seu licenciamento é da responsabilidade da Comissão de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), que revogou a licença no dia 3 de junho de 2019. Em agosto do ano passado, depois de um incêndio ao qual o combate durou perto de 22 horas, os moradores das localidades próximas apresentaram várias queixas sobre um cheiro intenso, o que levou a autarquia a intervir e posteriormente a tomar conhecimento de que as instalações estariam a operar de forma ilegal, recorrendo desde então a várias entidades à procura de conseguir colocar um ponto final na situação.

“Decorrido 1 ano desde a revogação da licença e da imposição de condições de encerramento e selagem do aterro, não se observam quaisquer evidências da implementação das medidas impostas com vista a evitar e minimizar os efeitos negativos para o ambiente e para a saúde pública. Aliás, continua a fazer-se sentir o mesmo cheiro característico e intenso, acompanhado de fumos, uma situação que tem motivado inúmeras queixas da população e entidades locais, desde o incêndio ocorrido neste aterro a 1 de agosto de 2019”, pode ler-se na petição mencionada, endereçada ao Presidente da República, ao Primeiro-Ministro, ao Ministro do Ambiente e da Transição Energética e à CCDR LVT.

- PUB -

Alertando para “efeitos negativos na qualidade de vida e saúde da população”, a petição pede “a suspensão da receção de todos os resíduos”, “a avaliação e remoção dos resíduos contaminados” e “a selagem definitiva e eficaz do aterro de resíduos inertes”. Estes são também os desejos da autarquia, que classifica o cenário como “um verdadeiro atentado ambiental”.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -