18 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraSesimbra lança aplicação para denúncia de anomalias no espaço público

Sesimbra lança aplicação para denúncia de anomalias no espaço público

“Nós Sesimbra” é nome da aplicação que a Câmara Municipal está prestes a lançar e que permite a qualquer cidadão, através de telemóvel ou computador, comunicar à autarquia sesimbrense situações anómalas detectadas no espaço público.

- PUB -

Com esta nova ferramenta digital, o município espera “reforçar o envolvimento dos munícipes e dos visitantes na vida do concelho”. As anomalias encontradas podem ser assim indicadas à edilidade “a qualquer hora e em qualquer local, de forma simples, rápida, e sem custos acrescidos”.

O anúncio da disponibilização deste novo meio para os primeiros dias deste mês foi reforçado ontem e a autarquia deixa exemplos de situações que devem ser reportadas.
“Um sinal de trânsito danificado, um buraco no pavimento ou no passeio, roturas de água, monos ou resíduos colocados indevidamente na via pública, e tantas outras pequenas ocorrências que muitas vezes são difíceis de detectar pelos serviços podem, desta forma, ser comunicados pelos cidadãos que, assim, têm a oportunidade de participar activamente na melhoria da qualidade de vida do concelho de Sesimbra.”

Para informar o município de uma ocorrência, depois de instalada a aplicação, o processo é simples. “Basta escolher a categoria (espaços verdes, higiene urbana, trânsito são alguns exemplos), indicar o local (pode assinalar a morada através do mapa na aplicação), preencher os dados pessoais e enviar”, explica a autarquia, que lembra ainda a possibilidade de se juntar “uma pequena descrição ou anexar uma foto para complementar a informação”.

- PUB -

Para utilizar a ferramenta no computador, os interessados devem ir ao site sesimbra.pt, área de balcão digital e escolher a ligação Nós Sesimbra. Ou acederem à página de Facebook da autarquia que disponibilizará o formulário.

Uma das grandes vantagens desta aplicação, salienta o município, “é permitir receber informação sobre o processo por e-mail ou SMS”. A ferramenta permite também subscrever “ocorrências já reportadas por outros utilizadores” da aplicação. “Cada registo activo fica visível num mapa, a partir do qual se escolhe a ocorrência a seguir. A partir desse momento, os serviços municipais são informados que houve uma nova notificação em relação àquela ocorrência e o novo utilizador passa a receber também informação sobre a sua evolução por mail ou SMS”, resume a edilidade.

A Câmara Municipal garante ainda que “o andamento de cada processo, acompanhamento dos principais temas e do seu desenvolvimento será feito mensalmente no folheto informativo Nós Sesimbra e no site da autarquia”.

- PUB -

A plataforma, realça o município, “será ainda complementada por uma linha telefónica gratuita para a qual podem também ser reportadas ocorrências”.

A aplicação Nós Sesimbra – Participação e Cidadania será disponibilizada para telemóvel em versão Android e iOS, quer no site quer no Facebook da Câmara Municipal.

 

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Barco naufragado em Tróia tinha boia de amarração no Porto de Setúbal

Jornal Observador adiantou que barco, intitulado “Lingrinhas”, estava “registado na Polónia e não recebia ‘vistorias’ das autoridades portuguesas”
- PUB -