16 Abril 2024, Terça-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCasa de Água do Cabo Espichel festejou 250º aniversário

Casa de Água do Cabo Espichel festejou 250º aniversário

Autarquia apresentou os trabalhos complementares que visam a recuperação do aqueduto

 

- PUB -

A Casa da Água e o aqueduto que outrora abasteceu o Cabo Espichel completaram 250 anos e a efeméride foi assinalada pela autarquia com uma sessão na qual foram apresentados os trabalhos complementares à Casa da Água e ao Cercado da Horta, que visam a recuperação do aqueduto.

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, marcou presença no evento, bem como vários técnicos da autarquia e de representantes de entidades que têm acompanhado os trabalhos de restauro nestes últimos meses. “Apesar das circunstâncias actuais era importante assinalarmos esta efeméride, com este e também outros momentos que podem acontecer durante os próximos meses”, afirmou o edil.

A sessão decorreu no Cabo Espichel, cujo Santuário será recuperado ao longo dos próximos anos depois de um acordo entre a autarquia e a Confraria de Nossa Senhora do Cabo que contou ainda com a participação do Turismo de Portugal. De acordo com o que foi aprovado pelo município, ambas alas (toda a ala norte pertencente à autarquia e parte da ala sul, posse da Confraria) seguirão para concurso público brevemente. O lançamento do mesmo estava inicialmente previsto para dia 28 mas será realizado numa outra data por motivos de agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante a sua intervenção, Francisco Jesus lembrou o trabalho feito pela autarquia nos últimos anos ao nível da recuperação e valorização do património, “que tem em conta não apenas a perspetiva de atração turística, mas também a sua importância e representatividade na memória de todos os sesimbrenses”, dos quais é exemplo as requalificações da Fortaleza de Santiago, do Castelo de Sesimbra, da Casa do Bispo ou da Capela de São Sebastião, cuja obra já foi adjudicada. O edil destacou ainda o papel do falecido Augusto Pólvora, antigo presidente do município, na missão de recuperar o património.

- PUB -

Esta apresentação, acompanhada por um momento musical, integrou as comemorações da Festa de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que se realiza há mais de seis séculos no último fim-de-semana de Setembro mas este ano, devido à situação pandémica, não pôde contar com as festividades habituais mas foi assinalada com uma missa ao ar livre.

- PUB -

Mais populares

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu

Lisnave distribui mais de três milhões de euros pelos trabalhadores

Prémio é justificado com resultado obtido no ano passado, descrito o "melhor desempenho de sempre"

Sistema Navegante indisponível no fim-de-semana mas transportes circulam normalmente

Falha é devido a uma “pausa temporária para actualizações com vista à simplificação e implementação de melhorias de performance”
- PUB -