4 Março 2021, Quinta-feira
- PUB -
Início Local Sesimbra Casa de Água do Cabo Espichel festejou 250º aniversário

Casa de Água do Cabo Espichel festejou 250º aniversário

Autarquia apresentou os trabalhos complementares que visam a recuperação do aqueduto

 

- PUB -

A Casa da Água e o aqueduto que outrora abasteceu o Cabo Espichel completaram 250 anos e a efeméride foi assinalada pela autarquia com uma sessão na qual foram apresentados os trabalhos complementares à Casa da Água e ao Cercado da Horta, que visam a recuperação do aqueduto.

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, marcou presença no evento, bem como vários técnicos da autarquia e de representantes de entidades que têm acompanhado os trabalhos de restauro nestes últimos meses. “Apesar das circunstâncias actuais era importante assinalarmos esta efeméride, com este e também outros momentos que podem acontecer durante os próximos meses”, afirmou o edil.

A sessão decorreu no Cabo Espichel, cujo Santuário será recuperado ao longo dos próximos anos depois de um acordo entre a autarquia e a Confraria de Nossa Senhora do Cabo que contou ainda com a participação do Turismo de Portugal. De acordo com o que foi aprovado pelo município, ambas alas (toda a ala norte pertencente à autarquia e parte da ala sul, posse da Confraria) seguirão para concurso público brevemente. O lançamento do mesmo estava inicialmente previsto para dia 28 mas será realizado numa outra data por motivos de agenda do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Durante a sua intervenção, Francisco Jesus lembrou o trabalho feito pela autarquia nos últimos anos ao nível da recuperação e valorização do património, “que tem em conta não apenas a perspetiva de atração turística, mas também a sua importância e representatividade na memória de todos os sesimbrenses”, dos quais é exemplo as requalificações da Fortaleza de Santiago, do Castelo de Sesimbra, da Casa do Bispo ou da Capela de São Sebastião, cuja obra já foi adjudicada. O edil destacou ainda o papel do falecido Augusto Pólvora, antigo presidente do município, na missão de recuperar o património.

- PUB -

Esta apresentação, acompanhada por um momento musical, integrou as comemorações da Festa de Nossa Senhora do Cabo Espichel, que se realiza há mais de seis séculos no último fim-de-semana de Setembro mas este ano, devido à situação pandémica, não pôde contar com as festividades habituais mas foi assinalada com uma missa ao ar livre.

- PUB -

Mais populares

CDU vai lançar André Martins à presidência da Câmara Municipal de Setúbal

A CDU vai avançar com André Martins como candidato à presidência da Câmara Municipal de Setúbal nas autárquicas deste ano. O nome do actual...

Incêndio destrói cozinha de habitação na Avenida Bento Gonçalves

Um incêndio deflagrou hoje numa habitação situada na Avenida Bento Gonçalves, em Setúbal, tendo provocado a destruição completa da respectiva cozinha, uma vez que...

Joaquim Maia deu a volta à tragédia para ajudar atletas a vencerem na pista

A vida pregou-lhe uma má partida, mas não se deixou vencer. Hoje é treinador e já ajudou a lançar atletas de alta competição     No campo...
- PUB -