30 Novembro 2020, Segunda-feira
- PUB -
Início Local Sesimbra Comissão de Utentes da Saúde da Quinta do Conde leva petição à...

Comissão de Utentes da Saúde da Quinta do Conde leva petição à Assembleia da República

Mais de quatro mil quintacondenses reclamam centro de saúde com serviço de urgência básico

 

- PUB -

“Tivemos oportunidade de expor, sem pressões de tempo, as nossas inquietações, na reunião com a Comissão Parlamentar de Saúde. Saímos com a sensação de dever cumprido”, começa por dizer a O SETUBALENSE o presidente da freguesia, Vítor Antunes, parte integrante da delegação da Comissão de Utentes da Saúde da Quinta do Conde que levou até à Assembleia da República a petição subscrita por mais de quatro mil quintacondenses que reclamam um novo centro de saúde com serviço de urgência básico.

“A expectativa que temos, e foi esse o desafio que lançámos aos deputados que reuniram connosco, é para que quando o documento subir ao plenário seja acompanhado de projectos de resolução”, continua, esclarecendo que “se não for apresentado nenhum projecto de resolução o documento perde a eficácia”. Por outro lado, se houver um projecto que apresenta e explica o que consta na petição “é perfeitamente possível que os deputados sejam chamados a votar”. Neste caso, se a resolução for aprovada, este já é um documento que de alguma forma vincula a Assembleia da República a uma solução”, afirma.

Resposta pretende abranger Azeitão, Coina e Fernão Ferro

Na audição, o presidente quintacondense fez-se acompanhar de Sebastião Lameiras, José Braga e António Cristo. O grupo foi recebido pela deputada do PSD Fernanda Velez, que começou por ouvir Sebastião Lameiras sobre as condições e necessidades dos utentes da saúde residentes na Quinta do Conde: “muitos não têm médico de família” e existe “ausência de resposta para problemas urgentes no período nocturno, que pode obrigar a percorrer mais de 70 quilómetros para conseguir obter atendimento”.

- PUB -

Vítor Antunes, por seu turno, apontou o “crescimento acelerado da freguesia, a juventude desta, a sua localização geográfica central na Península de Setúbal, com boas acessibilidades, e os núcleos densamente povoados de Azeitão, Fernão Ferro e Coina como factores que justificam a construção de mais um centro de saúde e um serviço de urgência básico que pode servir estas populações, dado que tarda em avançar a construção do hospital no Seixal”. Nas palavras do presidente da freguesia, as inquietações não se esgotam assim nos residentes da Quinta do Conde: “podíamos ter na Quinta do Conde uma resposta, ao nível das questões urgentes, em horário para além das 18h00, que pudesse ser proporcionada também aos habitantes de Fernão Ferro, Coina e Azeitão, freguesias que nos circundam”.

Deputados disponíveis para contribuir para soluções em breve

Filipe Pacheco e Susana Correia, deputados do PS, comunicaram o “alinhamento” do PS com as inquietações descritas e a intenção de contribuir, através do Governo, para soluções em breve. Paula Santos, do PCP, por sua vez, identificou-se com o problema “que mostrou conhecer bem”. A deputada relatora, Fernanda Velez, reconheceu a legitimidade da pretensão das populações locais e comprometeu-se a envolver também o PSD na exigência de soluções, suscitando a concordância de outra deputada do PSD presente na audição, Cláudia Bento.

“Não temos ideia de timings de resposta. O próximo passo é elaborar o relatório da audição e após essa fase o processo deverá ser encaminhado para apreciação em plenário”, refere Vítor Antunes. “Aguardamos com expectativa a eventual apresentação de projectos de resolução que corporizem as intenções anunciadas, que acredito que surjam, face à disponibilidade, compromisso e compreensão dos deputados presentes”, remata.

- PUB -

Mais populares

St. Peter’s: Investimento de 4,6 milhões abre a porta a mais de 200 alunos

Novo edifício projectado para Setembro de 2021 permitirá também ao colégio ter alunos em regime de internato Nas actuais instalações, na Volta da Pedra, Palmela,...

Investigador do Politécnico de Setúbal entre os mais citados em todo o mundo

O professor Vítor Pires é um dos 37 portugueses que integram a lista especial da Universidade de Stanford   Vítor Fernão Pires, docente da Escola Superior...

Denúncia de alegada fraude fiscal de Paulo Rodrigues seguiu para as Finanças

Em causa as comissões recebidas pelo agora presidente do Vitória quando era empresário.   O SETUBALENSE teve acesso à documentação remetida esta semana por um sócio...
- PUB -