26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCentro Comunitário da Quinta do Conde cria grupo dedicado à ecologia

Centro Comunitário da Quinta do Conde cria grupo dedicado à ecologia

Projecto começou em Julho deste ano e quer dar expressão à cidadania ecológica

 

- PUB -

Destinado a todos os que gostam de proteger a natureza e o ambiente a partir da sua própria comunidade, o eco grupo para a Transição Ecológica Voluntária – TrEVo nasceu oficialmente a 31 de Julho, pela vontade de “cuidar melhor do planeta Terra, a nossa casa comum”. Foi criado pelo Centro Comunitário da Quinta do Conde e está neste momento a dar os seus primeiros passos enquanto grupo ecológico.

“O nosso objectivo é que consigamos fazer uma transição para um futuro mais sustentável pela educação, sensibilização e despertar para estas realidades e não com base em multas e obrigações”, começa por dizer David Cordeiro, um dos fundadores, a par da sua mãe, do eco grupo, a O SETUBALENSE. “Pretendemos garantir a sustentabilidade futura em todos os aspectos. Não somos um grupo ambiental mas sim um eco grupo, uma vez que a ecologia é a relação entre o ambiente e os seres vivos e a relação entre os seres vivos entre si”, adianta.

Tudo começou com uma página na rede social Facebook, com o nome “Hello Biodiversidade”, e hoje o TrEVo divide-se em quatro núcleos de acção, entre a protecção dos animais; a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, urbanismo ecológico, arborização e espaços verdes; a gestão de resíduos e a descarbonização e a gestão sustentável dos recursos naturais, o consumo responsável e a cooperação ecológica.

- PUB -

“Apoiamos ainda o comércio local e as famílias. Uma família que não tenha capacidade financeira vai ao supermercado e pode não poder comprar o que é mais sustentável porque muitas vezes é mais caro”, explica, frisando que o lema “pensar global, agir local” é “um dos princípios do TrEVo, por considerar que “a transformação só poderá acontecer assim”.

A pandemia está agora a limitar a acção do grupo, que até ao momento apenas realizou a acção “NossoChãoSemLixo”. “Estávamos a pensar fazer uma nova caminhada, uma vez que tínhamos várias pessoas interessadas em participar, mas ficámos novamente reduzidos a grupos de cinco pessoas”, conta.

Nem por isso as ideias escasseiam. Em cima da mesa está a realização de um documentário que reúne entrevistas a vários idosos do Centro Comunitário sobre a relação que estabelecem com os seus animais: “Muitas das vezes os idosos vão para os lares e não podem continuar com os animais e nós ficámos interessados sobre essa parte: o que é que acontece aos animais quando os idosos deixam de poder estar com eles?”. Entre os planos para o futuro está ainda uma recolha de alimentos para animais, para ajudar a associação PUCA, da Quinta do Conde, e a Matilha do Pinhal do General, sem esquecer o objectivo de tornar o próprio Centro Comunitário da Quinta do Conde “uma instituição mais sustentável”, com a criação de uma horta urbana e a redução do desperdício alimentar.

Artigo anterior
Próximo artigo
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -