26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSesimbraCentro da Quinta do Conde prevê vacinar 228 utentes com mais de...

Centro da Quinta do Conde prevê vacinar 228 utentes com mais de 80 anos até hoje

ACES Arrábida faz balanço dos primeiros dias: “tudo dentro do expectável”

 

- PUB -

O Centro de Vacinação da Quinta do Conde, o primeiro do concelho e disponível desde 5 de Fevereiro, iniciou o seu funcionamento esta segunda-feira, dia 1, instalado pela autarquia no Pavilhão Municipal da Quinta do Conde por indicação do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida.

“Decorridos três dias desde a sua abertura, podemos dizer que correu tudo dentro do expectável”, começa por dizer Luís Pombo, director executivo do ACES Arrábida, a O SETUBALENSE. “No primeiro dia foram vacinadas 42 pessoas, pelos oito enfermeiros que temos a trabalhar no local”, continua, acrescentando que “na terça-feira foram vacinados 120 utentes, entre os 50 e os 65 anos, com uma das quatro comorbilidades” e, entre esta quarta e quinta-feira, “está previsto vacinar um total de 228 utentes com idade superior a 80 anos”.

Nesta primeira semana, serão administradas vacinas da Pfizer ao grupo que abrange maiores de 80 anos e maiores de 66 com doenças crónicas previstas no mapa de prioridades. Na próxima, será a vez do grupo de 80 anos e de 50 anos com doenças crónicas, que receberá vacinas da Astrazeneca e que se estima estar vacinado até final do mês.

- PUB -

Nas palavras do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, este é “um momento importante com uma grande carga simbólica para todos”. A vacina surge “como uma esperança aguardada há meses com grande ansiedade em todo o mundo e a instalação de um centro de vacinação no concelho traz até nós essa esperança. Torna aquilo que parecia tão distante há alguns meses real e próximo”. A O SETUBALENSE, o autarca explicou ainda que “o centro, instalado num pavilhão desportivo municipal, bastante amplo, tem circuitos de entrada e definidos, para evitar cruzamento e aproximação de pessoas, sinalética, recepção, sala de espera com distanciamento, zona de triagem, oito postos de vacinação e uma área onde as pessoas vacinadas aguardam durante cerca de meia hora até receberem informação por parte dos enfermeiros para poderem sair”. No local, existe também um posto de enfermagem e uma zona reservada de apoio ao pessoal que lá se encontra a trabalhar.

 

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -