26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalNovo “Inspector Max” gravado em Setúbal promete atrair turismo

Novo “Inspector Max” gravado em Setúbal promete atrair turismo

Protocolo de cooperação assinado entre o município e a produtora Coral Europa abre caminho às filmagens que prometem projectar a cidade e atrair visitantes

 

- PUB -

O protocolo de cooperação que regula a realização das filmagens da série policial da TVI “Inspector Max” na cidade de Setúbal foi assinado por Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal, e por José António Pedro, presidente do Conselho de Administração da Coral Europa, num evento que decorreu no Hotel do Sado, na terça-feira.

“Este é sem dúvida um excelente investimento nas capacidades da cidade e um estímulo à ficção nacional”, começou por enaltecer a presidente da autarquia sadina, chamando a atenção para a “disponibilidade” do município em “apoiar logisticamente, e com isenção de taxas em valores muito significativos”, aqueles que têm procurado Setúbal para filmar projectos audiovisuais.

O protocolo assinado entre o município e a produtora, responsável pela produção da terceira temporada da série “Inspector Max”, significa uma isenção do pagamento de taxas no valor de mais de 37 mil euros e uma “agilização dos procedimentos para a utilização de locais de gravação públicos e edifícios particulares, ao nível de fachadas e interiores de prédios, hotéis, associações desportivas, bares e restaurantes e discotecas, desde que previamente autorizados pelos proprietários”.

- PUB -

A Coral Europa compromete-se também a fazer incidir o enredo da série na região e no concelho de Setúbal, garantindo que “as povoações e lugares serão evocados pelo respectivo topónimo”. Na óptica da autarquia, isso traduzir-se-á num “enorme suplemento de visibilidade que leva o nosso nome mais longe e que traz mais turistas, mais visitantes, mais negócio e mais riqueza para o nosso povo”, disse Maria das Dores Meira.

 

Cão polícia regressa a Setúbal

“Inspector Max” é uma série policial cuja personagem principal é o inspector Jorge Mendes (Fernando Luís), um homem solitário desde a morte da esposa, a viver com os filhos. Na primeira temporada, o inspector trabalhava no Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, até o sucesso no combate ao crime promover a equipa, mais tarde, para o Departamento Especial de Combate ao Crime, em Lisboa.

- PUB -

Agora, a história da série, renovada, recentra-se em Setúbal, onde Jorge Mendes e o inspector Max, de quatro patas, continuarão a prender criminosos. Fernando Luís revelou ao DIÁRIO DA REGIÃO que “as gravações na cidade estão a correr bem”, tendo já sido filmadas várias cenas em ambientes exteriores, “onde se passam todas as cenas de acção, como os salvamentos do Max”. “Já fizemos [a gravação de] uma explosão e o Max esteve brilhante”, acrescentou.

Para o actor setubalense, a residir em Lisboa e que admite ter Setúbal “no coração”, a ideia de fazer regressar o local da acção à cidade “foi excelente” e o facto de a cidade ser “mais pequena dá muita veracidade à série e transmite-lhe familiaridade”. Sobre o trabalho com os cães, autênticos actores de quatro patas, contou que “é um prazer trabalhar com estes parceiros incríveis, esta raça é inteligentíssima”.

Ao actor juntam-se Ruy de Carvalho, Patrícia Tavares, Gabriela Barros, Rui Santos, Rita Salema, Isaac Alfaiate, José Carlos Pereira, Madalena Brandão, Maura Faial, Mariana Marques Guerra e outras caras conhecidas do grande público, interpretando personagens numa história renovada.

 

Sucesso de audiências há 12 anos

Bruno Santos, director de programas da TVI, mostrou-se convicto de que a nova temporada de “Inspector Max” vai liderar as audiências, tal como as exibições das temporadas anteriores. “Tenho a certeza de que este projecto televisivo vai voltar a fazer parte de todas as famílias portuguesas e a TVI espera nada mais, nada menos do que uma liderança absoluta”, afirmou.

Certo é que as audiências dos episódios exibidos em repetição, há quase doze anos desde a estreia da primeira temporada, em 2004, não deixam grande margem para dúvidas, fazendo da longevidade e sucesso da série um caso de estudo na televisão portuguesa, “prova de que o Max é uma marca importantíssima para a TVI”.

As gravações da terceira temporada da série – com 26 episódios encomendados até ao momento, muito menos do que os 104 produzidos desde o lançamento há doze anos – começaram em Lisboa e decorrem já há uma semana e meia em vários locais da cidade, como a Avenida Luísa Todi e ruas do centro histórico.

Segundo a produtora, vão prolongar-se até Março de 2017 e a chegada do novo “Inspector Max” – que por agora tem o título provisório “Max Júnior” – à antena do canal está prevista para o primeiro trimestre do novo ano.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -