26 Abril 2024, Sexta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalSetubalenses lançam projectos musicais independentes de Rap e R&B

Setubalenses lançam projectos musicais independentes de Rap e R&B

Ricardo Duarte, artista, Orlando Fernandes, produtor musical e Fernando Cruz, manager, batalham diariamente por fazer nova e melhor música, daquela que “não se ouve em Portugal”, garantem

 

- PUB -

Um álbum dentro dos géneros Trap e Rap e um projecto musical mais dedicado ao R&B, marcado por uma nova forma de fazer música, são estes os projectos da autoria de Ricardo Duarte, Orlando Fernandes e Fernando Cruz que prometem agitar o panorama musical setubalense.

Primeiro surgiu a ideia de “criar um projecto a partir de uma personagem, o “Unknown”, um alter-ego meu”, conta Ricardo Duarte ao DIÁRIO DA REGIÃO.

“Unknown”, um projecto marcadamente Trap (sub-género do Hip Hop), Rap e Hip Hop, culminou num álbum de dez músicas, “The Wild One”, com letras que “transmitem sentimentos de revolta” e algumas delas “muito interventivas, politica e socialmente”.

- PUB -

Com voz e letras da autoria de Ricardo Duarte, 25 anos, o álbum foi produzido pelo produtor musical Orlando Fernandes (Dejavu), graças a uma cedência da RW Studios, localizados em Setúbal. “Faltam-nos meios técnicos e financeiros. Temos feito mix tapes, e ganho experiência assim, mostrando às pessoas o que fazemos”, conta Ricardo.

A primeira experiência, conseguida não sem algumas falhas, deu balanço à equipa WMT (Wild Mind Team), composta pelos três amigos, para fazer mais e melhor na recente aposta musical com assinatura Rick D, de Ricardo Duarte.

Trata-se de um projecto do género R&B, “mais electrónico e mais cantado”, já com quatro músicas “muito bem produzidas e tecnicamente superiores face às produções do projecto ‘Unknown’”. O artista não tem dúvidas de que é algo “inovador, nunca visto em Portugal”. E explica porquê: “É R&B feito com uma visão mais psicadélica e robótica da música”, inspirado no que já se faz no estrangeiro.

- PUB -

Ricardo Duarte admite que as influências artísticas do que se faz lá foram existem – e para que se perceba melhor o género musical do seu novo projecto, dá como referências as músicas de The Weeknd e PartyNextDoor –, mas logo garante que todos estão empenhados em ser o mais originais possível.

“Nós somos os melhores em Portugal, porque cá ninguém está a produzir música como nós, com esta qualidade e a esta velocidade. Vamos continuar a fazer o nosso trabalho em estúdio, ouvindo novos beats, escrevendo novas letras, criando novos flows na masterização e equalização”, assegura.

Já as dificuldades e ausência de apoios à criação musical e cultural, assim como a falta de reconhecimento público das iniciativas jovens, não escapam às críticas. “Em Portugal somos os únicos a fazer isto”, reforça, apesar de tudo.

O álbum “Unknown” está disponível na plataforma digital SoundCloud para download gratuito e o projecto Rick D está em andamento, com presença nas redes sociais e uma primeira música, “Alfa”, lançada este mês no YouTube.

Foto: D.R.
André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -