20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalSETÚBAL: "Anonymous" lançam ataque informático aos ‘sites’ da SAPEC

SETÚBAL: “Anonymous” lançam ataque informático aos ‘sites’ da SAPEC

As páginas oficiaIs na Internet da empresa SAPEC, dona dos armazéns de enxofre em Setúbal onde um incêndio provocou a libertação de uma nuvem tóxica, foram este sábado, 18, alvo de um ataque informático apoiado pelo grupo ‘Anonymous Lusophony’

Uma das páginas, a da SAPEC Química, estava ao início da tarde deste sábado indisponível, mas o objectivo era fazer com que os quatro domínios registados pela SAPEC ficassem inactivos até ao final da tarde, disse à Lusa, sob anonimato, um dos membros do grupo Anonymous Lusophony. Este elemento explicou ter estado apenas a dar apoio técnico ao ataque informático que foi desencadeado por uma única pessoa, que sofreu ferimentos na sequência do incêndio nos armazéns de enxofre da SAPEC Agro, em Mitrena, Setúbal, na madrugada de terça-feira.

- PUB -

O ataque surgiu como protesto contra a empresa e pelo facto de instalações onde se manuseiam produtos tóxicos e químicos se situarem “demasiado próximas da população”.

Um total de 32 pessoas recorreu ao Hospital de Setúbal por motivos que podem estar relacionados com o excesso de dióxido de enxofre libertado, segundo os últimos dados do INEM.

Num balanço feito para a Agência Lusa, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse que até às 16h00 de sexta-feira recorreram ao Hospital 32 pessoas, das quais 13 eram bombeiros. Das restantes 19 pessoas, 12 eram adultos e sete crianças.

- PUB -

O incêndio deflagrou na madrugada de terça-feira nos armazéns de enxofre da SAPEC Agro e foi declarado extinto na manhã de quinta-feira.

A nuvem de dióxido de enxofre na atmosfera levou as autoridades a aconselharem as pessoas que vivem na península de Setúbal a evitarem sair de casa e fazerem esforços ao ar livre. As escolas também estiveram encerradas. A situação já está normalizada e as escolas já reabriram.

DIÁRIO DA REGIÃO com Lusa

- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

Peixes e tartarugas mortos recolhidos do lago do Parque da Algodeia

Aumento das temperaturas e exposição solar pode ter alterado qualidade da água. Amostras recolhidas vão ser analisadas em laboratório
- PUB -