20 Abril 2024, Sábado
- PUB -
InícioLocalSetúbalEmpresa líder nas torres eólicas prepara nova fábrica em Setúbal

Empresa líder nas torres eólicas prepara nova fábrica em Setúbal

Grupo líder de torres eólicas cria unidade no complexo da Lisnave, que vai permitir fabricar estruturas maiores

 

- PUB -

A empresa metalomecânica A. Silva Matos, que a partir de Sever do Vouga constrói torres eólicas para mercados de todo o mundo, prepara-se para instalar uma nova fábrica no complexo industrial da Lisnave, em Setúbal.

A fábrica em Setúbal servirá a montagem de grandes estruturas – as fundações que suportam as torres eólicas flutuantes – e junta-se a outra, instalada no porto de Aveiro.

O investimento da A. Silva Matos nas duas cidades deve-se à crescente lista de encomendas de torres destinadas a parques eólicos instalados em todo o mundo e também à necessidade de transportar os componentes, de dimensões cada vez maiores, por via marítima.

- PUB -

Em 2011, a A. Silva Matos foi responsável pelo fabrico da primeira eólica flutuante de grandes dimensões do país, o protótipo WindFloat, no âmbito de um projecto da EDP Inovação.

A estrutura foi montada numa das docas secas da Lisnave, em Setúbal, durante cerca de três meses, e depois rebocada dos estaleiros navais para alto-mar, ao lago da Póvoa de Varzim, onde foi testada.

Nesse ano, a empresa de Sever do Vouga entrou no sector dos parques eólicos flutuantes com uma estrutura eólica “offshore” inovadora a nível mundial.

- PUB -

A A. Silva Matos, presidida por Adelino Silva Matos e fundada pelo pai há 36 anos, é o maior fabricante nacional de torres eólicas, com nove unidades, incluindo uma no Brasil, e 3.500 torres fabricadas na última década.

Em 2016, a empresa, que tem 400 funcionários, facturou 50 milhões de euros e agora o objectivo é atingir outros 50 milhões de euros só no sector das torres eólicas em 2020.

André Rosa
Jornalista
- PUB -

Mais populares

Cravo humano ‘nasce’ no areal da Praia de Albarquel

Cerca de quatro centenas de trabalhadores da autarquia juntaram-se após uma caminhada de três quilómetros

Cadáver em “avançado estado de decomposição” encontrado na zona da Comporta

Capitão do Porto de Setúbal invocou o segredo de justiça para não avançar pormenores sobre a ocorrência

José Mourinho: “Dá-me prazer que as pessoas conheçam as minhas origens”

Técnico sadino em Setúbal para gravar com a Adidas e “mostrar ao mundo” a cidade onde nasceu e cresceu
- PUB -