25 Abril 2024, Quinta-feira
- PUB -
InícioLocalSetúbalTribunal Judicial de Setúbal vai sofrer obras de ampliação

Tribunal Judicial de Setúbal vai sofrer obras de ampliação

Protocolo aprovado visa cedência de terreno de 800 m² pela autarquia ao Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça. O objectivo é alargar as instalações do Tribunal da Comarca de Setúbal

 

- PUB -

Na sessão pública da passada quarta-feira, 1, o executivo municipal aprovou por unanimidade um protocolo, segundo o qual a Câmara de Setúbal cede uma parcela de terreno de 800 m², localizado na Travessa do Mercado, ao Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça para a realização de obras de ampliação do Palácio da Justiça da cidade.

De acordo com Maria das Dores Meira, presidente da Câmara de Setúbal, o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça pediu à autarquia a cedência de uso e gestão do espaço público por trás do edifício do tribunal. “Era insuficiente albergar as novas funcionalidades e requalificar o antigo Tribunal do Trabalho. Por isso, vamos ceder ao Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos de Justiça os módulos, onde estavam a funcionar os registos civil e predial”, explicou a edil setubalense.

A parcela de terreno cedida gratuitamente pelo município pelo período de dez anos destina-se a receber as novas valências exigidas pela reforma do mapa judiciário, que ainda não se encontravam em funcionamento por “deficiências de espaço e funcionalidade”, no edifício actual da Comarca de Setúbal.

- PUB -

Contudo, nos termos do acordo está prevista uma cláusula de reversão. Ou seja, caso a obra não se realize no período máximo de três anos, o terreno reverte para a posse município de Setúbal, sendo assim revogado o direito de superfície. Antes da votação final, o vereador Fernando Paulino (PS) afirmou ser “de toda a justiça que se faça a cedência do espaço para dar mais dignidade à justiça e às pessoas”.

Como forma de responder às alterações decorrentes da reforma do mapa judiciário, em Setembro de 2014 criou-se o Tribunal Judicial da Comarca de Setúbal, situado na Rua Cláudio Lagrange, onde passaram a funcionar as secções Cível, Criminal, 1.ª e 2.ª de Trabalho, 1.ª e 2.ª de Família e Menores, Execução, Comércio e Instrução Criminal e Administração da Comarca.

Apesar de o Palácio da Justiça de Setúbal ter sido alvo de obras de adaptação à nova realidade, verificou-se que o espaço existente era insuficiente, além de que a alteração conduziu a um maior congestionamento na circulação rodoviária e de peões naquela zona da cidade.

- PUB -

Compra da Praça de Touros Carlos Relvas pela autarquia gera discussão

Um dos assuntos mais polémicos debatidos prendeu-se com o relatório sobre a avaliação do prédio da Praça de Touros Carlos Relvas, cuja aquisição pela autarquia, através de um leasing imobiliário foi aprovada na sessão pública do passado dia 15 de Fevereiro.

O vereador Luís Rodrigues, da coligação PSD/CDS-PP questionou Maria das Dores Meira sobre o facto do “relatório da avaliação do imóvel estar assinado apenas por José Vidal Marques e não pelos três técnicos da autarquia”, não estando, por isso, em condições de ter sido aprovado.

Em resposta, a autarca sublinhou que “o relatório do imóvel está assinado por três pessoas: José Vidal Marques, Jorge Barro Luz e Ana Paula Lameiras” e justificou a decisão do executivo de comprar a Praça de Touros Carlos Relvas. “A maior sala de espectáculos de Setúbal chama-se Fórum Municipal Luísa Todi e em virtude dos nossos 123 mil habitantes justifica-se a aquisição da Praça de Touros, tendo em linha de conta toda a actividade cultural a ser desenvolvida no novo espaço para usufruto de todos os setubalenses”.

A edil setubalense informou que à semelhança do Quartel do 11, a autarquia vai pedir um empréstimo para pagar a Praça de Touros. “Estamos a pensar pedir autorização ao Tribunal de Contas para obter um empréstimo e pagar o monumento cultural em dez anos. Também comprámos o Quartel do 11 e já pagámos os 2,6 milhões de euros, em cinco anos”, revelou.

Recorde-se que o investimento da autarquia, na ordem de 1,2 milhões de euros visa preservar o edifício da praça de touros e transformá-lo num espaço multiusos como o Campo Pequeno, em Lisboa.

Na reunião pública foram ainda aprovadas por unanimidade duas moções sobre o Dia Internacional da Mulher, uma da CDU e outra do PS.

O texto apresentado pelos comunistas destacou a luta das mulheres setubalenses e azeitonenses pela igualdade e direitos sociais, salientando que “muitos dos seus quadros dirigentes são ocupados por mulheres”.

Já a moção do PS salientou “a importância de continuar a trabalhar de uma forma sistemática e objectiva o tema da igualdade de género, sobretudo na componente social e cultural, tão intrincada ainda nas distinções entre homens e mulheres”, defendendo a aplicação de medidas nas áreas da educação, justiça e oportunidades, pois “só assim será realmente cumprido o intuito de lembrar a 8 de Março, o Dia da Mulher”, pode ler-se no texto.

- PUB -

Mais populares

Cavalos soltam-se e provocam a morte de participante na Romaria entre Moita e Viana do Alentejo [corrigida]

Vítima ainda foi transportada no helicóptero do INEM, mas acabou por não resistir aos ferimentos sofridos na cabeça

Árvore da Liberdade nasce no Largo José Afonso para evocar 50 anos de Abril

Peça de Ricardo Crista tem tronco de aço corten, seis metros de altura e cerca de uma tonelada e meia de peso

Homem de 48 anos morre enquanto trabalhava em Praias do Sado

Trabalhador da Transgrua estava a reparar um telhado na empresa Ascenzo Agro quando caiu de uma altura de 12 metros
- PUB -